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Os 5 segredos para falar com mais segurança

      
Escolha o tom de voz correto para comunicar
Escolha o tom de voz correto para comunicar  |  Fonte: Shutterstock
    • Transmita a sua ideia de forma firme e direta, sem qualquer agressividade
    • O tom de voz é muito importante na comunicação, encontre o timbre e ritmo certo
    • A linguagem corporal também fala e por isso é importante ter atenção à postura

Se pretende comunicar de uma maneira mais eficiente no trabalho, fique a conhecer 5 passos que o farão falar com mais segurança e confiança:

1. Seja amável, mas firme

Não é preciso gritar ou ser mal-educado para conseguir fazer valer a sua opinião. Pode comunicar a sua ideia – mesmo quando não concorda com a outra pessoa – de uma maneira diplomática. O segredo para isso é ser firme e direto na devida altura.

2. Use o tom de voz adequado

Escolha o tom de voz correto para comunicar. Preste muita atenção ao ritmo, volume e tom da sua voz. Falar muito rápido e alto demonstra ansiedade. Falar muito baixo e com muitas pausas indica timidez e insegurança. Por outro lado, falar de forma serena e modulada indica equilíbrio e poder.

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3. Olhos nos olhos

Quem olha para baixo ou para o lado enquanto fala demonstra timidez, insegurança ou até mesmo desonestidade. Quando acredita naquilo que diz, olhe a outra pessoa olhos nos olhos o discurso surge de uma forma mais cómoda e natural, transmitindo uma imagem de poder e segurança.

4. Controle a sua linguagem corporal

linguagem corporal diz muito sobre nós. Mantenha o corpo erguido, cabeça direita, ombros relaxados e braços descruzados. Esta seria a postura de uma pessoa que está satisfeita consigo mesma. Além disso, projeta poder sem ser de uma forma agressiva. Curvar o corpo, baixar a cabeça, cruzar os braços e esconder as mãos enquanto falamos transmite insegurança independentemente daquilo que estamos a tentar comunicar.

5. Utilize o tempo que seja necessário

Muitas vezes respondemos a uma pergunta de forma automática, sem pensar. Lembre-se sempre que antes de responder é preciso pensar no que realmente deseja dizer. Se a outra pessoa insistir, diga-lhe amavelmente que precisa de um minuto para pensar.

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