Notícias

5 características dos melhores CEOs

      
Fonte: Shutterstock
Fonte: Shutterstock

O cargo de CEO nas grandes empresas é ocupado apenas por pessoas que são muito comprometidas e responsáveis. Estas pessoas representam uma quantidade muito pequena de pessoas em todo o mundo, se comparados com outros casos mais baixos. Para assumir tal posto de liderança, existem algumas características básicas comuns a todas elas.

 

Leia também:
» Conheça as 4 competências que precisa de ter para ser um líder
» Como te tornares num verdadeiro líder
» 5 dicas para seres um bom líder

 

Consulte a lista de qualidades dos CEO da atualidade:

 

1- Resiliência
Esta habilidade consiste em adaptar-se rapidamente a novas circunstâncias e aos problemas que acontecem com o passar do tempo. Segundo Robert Scoble, que estuda as startups da Rackspace, os melhores CEOs encontram soluções para todo o tipo de problema e não desistem ao longo do caminho.

 

2- Integridade
É essencial que os funcionários de altos cargos tratem as pessoas da mesma maneira pessoalmente e e na sua ausência, pelas costas. Além disso, precisam de manter uma integridade que não possa ser questionada por ninguém.

 

3- Paixão
Segundo alguns estudos, os CEOs são pessoas apaixonadas pelo que fazem e é isso que os motiva a empenharem-se mais e ser mais dedicados aos projetos em que estão a trabalhar. Muitos deles podem ser considerados “workaholics”, devido ao tempo e esforços que dedicam à empresa.

 

4- Astúcia
Os CEOs precisam ser muito inteligentes e astutos, para conseguirem lidar com qualquer tipo de problema que possa surgir no decorrer da vida profissional. Muitas soluções não são óbvias e intuitivas, o que dificultaria a ação de uma pessoa não astuta.

 

5- Dom da retórica
Como os CEOs lidam com grupos de interesses opostos, ou seja, investidores e compradores, é essencial que consigam ser convincentes, para que ambos cheguem a um consenso. Mesmo que um CEO seja ótimo na a tomada de decisões, só será um funcionário excepcional se também englobar a capacidade da retórica.

 

Além disso, devido ao alto cargo, a pessoa tem que ser capaz de dar feedbacks, tanto positivos como negativos, para os funcionários, ter conversas complicadas e falar para os funcionários chave que não gostariam de ouvir.

 

Leia todas as notícias de Carreira. Comente e compartilhe abaixo


Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.