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Veja como não ser um workaholic

      
Fonte: Shutterstock

Tornar-se num workaholic pode ser extremamente prejudicial para qualquer profissional. É importante saber conciliar o trabalho com outras atividades do quotidiano, criando um equilíbrio saudável no seu dia a dia. No entanto, devido à correria, é comum que muitas pessoas dediquem mais esforços ao trabalho do que às restantes atividades pessoais, excluindo-as por vezes em detrimento da outra. Para que não se torne num workaholic, consulte as dicas a seguir:

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1 - Não fique conectado o tempo todo

Por causa da conectividade constante, muitas vezes fica, por exemplo, tentado a aceder ao e-mail profissional durante o fim de semana. Para que isso não aconteça, não tenha sua conta profissional sincronizada no seu telemóvel nem mantenha grupos no WhatsApp que falem sobre trabalho. Evite aceder a sites e a redes sociais que o lembrem do trabalho e das obrigações.


2 - Pense nos seus objetivos

Além de ter metas profissionais, praticamente todos os funcionários também procuram recompensas voltadas para o lado pessoal. No entanto, ao tornar-se num workaholic, mesmo que conquiste o que almejava para desfrutar com a sua família, por exemplo, terá dificuldades em fazê-lo por causa da quantidade de tempo que dedica ao trabalho. É claro que é importante que se dedique, mas antes de escolher deve ponderar os dois lados dos objetivos: pessoais e profissionais.


3 - Valorize a sua saúde

Ao dedicar-se em excesso ao trabalho, pode passar a dormir menos e a alimentar-se mal. Quando perceber que isto está a acontecer, repense o que está a fazer com a sua vida. À medida que adota medidas saudáveis, vai sentir-se muito mais bem-disposto e capaz de equilibrar sua vida.


4 - Não deixe de sair com as pessoas que lhe são queridas

Uma característica muito forte nos workaholics é que eles deixam de comparecer em festas e reuniões com os amigos por causa do trabalho. Por isso, organize-se para que consiga conciliar o lado pessoal com as responsabilidades, aproveitando momentos para rever pessoas que lhe são queridas.


5 - Imponha limites

Os profissionais podem tornar-se em verdadeiros workaholics por causa do ambiente em que trabalham. Quando perceber que não concorda com algumas atitudes, como por exemplo, o chefe a fazer muitas chamadas telefónicas fora do horário de trabalho, imponha limites. Deixe claro que está completamente disponível durante o horário do expediente, mas que não vai solucionar problemas ou fazer atividades referentes ao emprego nos momentos de lazer, a não ser que seja algo de extrema urgência. Deixe claro que não está disposto a passar por certas situações.

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