Noticias

UNIVERSIA EN ...

CONTENIDO EN RED

Publicidad

Publicidad

Red Universia

Universia.pt

Portugal :: Noticias > Ciencia y NN.TT. > Noticia ampliada

Saturday :: 31 / 07 / 2010

SERVICIOS ::

Noticia

Estudo: Fast food faz mal ao fígado e bem ao bom colesterol

19/02/2008

Estudo: Fast food faz mal ao fígado e bem ao bom colesterol



Comer «fast-food» durante um mês pode revelar-se devastador para o fígado mas aumentar os níveis do «bom colesterol», sustenta um estudo sueco.

Investigadores da Universidade de Linkoping, na Suécia, pediram a 12 homens e seis mulheres, de 30 anos, magros e saudáveis, que tomassem duas refeições diárias num restaurante de comida rápida durante um mês.

Foi-lhes solicitado também que limitassem a sua actividade física.

Os resultados foram surpreendentes.

Um dos voluntários teve de ser excluído do estudo porque a taxa de ALT, enzima «alanina aminotransferase» cuja posologia permite diagnosticar certas doenças do fígado, como a Hepatite C ou a cirrose, era dez vezes superior à normal, indicou Frederik Nystrom, um dos autores da investigação.

Por outro lado, para 11 dos 18 inquiridos, incluindo os que nunca tinham ingerido bebibas alcoólicas, os níveis de ALT atingiram um estado que normalmente é associado a problemas no fígado.

O estudo, que foi publicado quinta-feira na revista da Associação Médica Britânica Gu, concluiu que «a taxa de colesterol HDL aumentou verdadeiramente durante quatro semanas» e que existe uma «ligação entre o aumento das gorduras saturadas e a subida da taxa do bom colesterol», segundo o investigador Frederik Nystrom.

O colesterol HDL ou «bom colesterol» é considerado benéfico para a circulação sanguínea, evitando enfartes e derrames.



Imprimir Imprimir Enviar a un amigo Enviar amigo PDF PDF Traducir Traducir



RSS   


Comentarios para esta noticia

 

Publicidad

Nube de tags

Sitios recomendados