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Saiba como combater de vez a ansiedade

      
Saiba como combater de vez a ansiedade
Saiba como combater de vez a ansiedade  |  Fonte: Shutterstock Brasil

Quando se sente ansioso, pode sentir-se preso e sem saber como dar a volta e começar a sentir-se melhor. Pode até piorar a situação sem querer, fazendo coisas como focar-se no futuro e deixar-se levar por uma série de cenários catastróficos.

Por sorte, existem várias ferramentas para nos ajudar a lidar com a ansiedade de uma forma bastante eficiente. Conheça as dicas dos especialistas para resolver o problema de forma saudável:

1. RESPIRE FUNDO

A ansiedade é, acima de tudo, uma reação irracional do seu corpo. Lide com ela tendo isto em mente.

“A primeira coisa que deve fazer quando estiver ansioso é respirar,” diz Tom Corboy, fundador e diretor executivo da OCD Center of Los Angeles.

Respirar profundamente pelo seu diafragma é uma forma eficiente de reduzir a ansiedade, ativando a resposta de relaxamento do corpo. A respiração diafragmática ajuda o organismo a escapar da resposta de lutar ou de fugir e voltar ao normal.

Comece a inspirar pelo nariz enquanto conta lentamente até 4 enchendo a sua barriga e depois o peito. Sustenha a respiração durante mais 4 segundos e liberte o ar também ao longo de 4 segundos. Repita várias vezes, até sentir que já está mais calmo.

2. ACEITE QUE ESTÁ ANSIOSO

Lembre-se que a ansiedade é apenas uma reação emocional, e que tal como qualquer outro sentimento, precisa de a aceitar para começar a lidar com ela. Tentar negar ou eliminar a ansiedade só piora a situação. Acidentalmente faz com que o sentimento se torne intolerável, o que só leva a mais ansiedade. Em vez disso, aceite a realidade, mesmo que nesse momento ela inclua sentimentos de negatividade.

3. PERCEBA QUE O SEU CÉREBRO O ESTÁ A ENGANAR (E LUTE CONTRA ISSO)

“Quando as pessoas estão ansiosas, os seus cérebros começam a inventar todos os tipos de ideias mirabolantes, muitas das quais são altamente improváveis,” diz Corboy. E isto só deixa o indivíduo ainda mais ansioso.

Por exemplo, alguém que está prestes a fazer uma prova importante pode ser dominado por pensamentos como “se eu não passar, vou ser infeliz para o resto da vida” ou “eu não estudei o suficiente”. Lembre-se que na realidade essa situação não é uma catástrofe, e que nenhum momento específico da sua vida é capaz de definir todo o resto.

Mas esses pensamentos soam razoáveis na hora da pressão e não é tão fácil assim refutá-los. O razoável e o absurdo parecem ser uma coisa só. Por isso, desafie todo o pensamento catastrófico que lhe venha à mente. Pergunte-se:

# “Esta preocupação é realista?”

# “É mesmo provável que isso aconteça?”

# “Se a pior possibilidade acontecer, o que será pior?”

# “Eu consigo lidar com isto?”

# “Se alguma coisa correr mal, o que é que isso diz sobre mim?”

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