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O melhor pequeno almoço para os estudantes, e não só

      
O melhor pequeno almoço para os estudantes, e não só
O melhor pequeno almoço para os estudantes, e não só  |  Fonte: Shuterstock

Já todos ouvimos falar do excesso de açúcar presente nos tradicionais cereais de pequeno-almoço. Para além disso, há também quem não consiga beber leite ou iogurte sem ficar indisposto. Acordar bem cedo, sair de casa para comprar pão fresco, regressar e tomar o pequeno almoço antes de mergulhar na rotina do dia a dia, simplesmente não é opção para muitos outros.

Sem tempo a perder, muitos estudantes encontram-se agora fora de casa pela primeira vez. Acabados de entrar na universidade, não querem chegar sistematicamente atrasados às aulas e conseguir estar despertos à primeira hora só é possível quando se tomou previamente um bom pequeno almoço... e um café, claro.

Estando a preparação do pequeno-almoço a seu cargo, assim como muitas outras refeições e tarefas diárias, este pode bem ser o momento ideal para experimentar novas opções, muito saborosas, bastante saciantes e bem mais saudáveis que as mais tradicionais, e nem é preciso ser um verdadeiro Chakall ou Chefe Kiko.


Já ouviram falar no pão na frigideira?

Simples, rápido de se fazer, saudável e muito saciante.

Vamos experimentar?
Bastam apenas cerca de 5 minutos, não mais.


  • Parta um ovo para uma taça e junte uma colher ou duas de farinha de amêndoa (podem recorrer à picadora para reduzir as amêndoas a pó), uma colher de sopa de polvilho doce e/ou farinha de aveia e temperos a gosto. Por exemplo, sal, pimentas, orégãos...

  • Com um garfo batem-se todos os ingredientes até se obter uma mistura homogénea (podem recorrer a um liquidificador).

  • Colocar a mistura numa frigideira pequena, untada com um fio de azeite e tapar bem - e aqui reside o segredo.

  • Podem também adicionar pedaços de queijo e de chouriço ou de presunto alguns segundos depois e no final, após 2/3 minutos têm o vosso pão saudável, saboroso, e saciante com queijo derretido, quase comparável a uma piza saudável, mas sem molho de tomate e sem glúten.

  • Podem ainda acompanhar com uma peça de fruta e/ou 3 ou 4 nozespara uma refeição mais completa. Assim conseguem assegurar uma manhã sem fome e com mais foco nas aulas (ou no trabalho). Frutas como a laranja, o kiwi, ou as framboesas (3 ou 4) são ricas em vitamina C e antioxidantes e ajudam a fortalecer o sistema imunitário, e consequentemente a prevenir doenças como a gripe ou a simples constipação. As nozes têm ainda na sua composição nutrientes como zinco, cobre, potássio, magnésio, fósforo, enxofre, ferro, cálcio e vitaminas B1,B2, B5 e carotenos. Ricas em taninos, têm também uma ação adstringente e reparadora dos tecidos e melatonina, uma substância reguladora do sono.

  • Se preferirem uma opção mais doce, basta substituir o sal e as especiarias por um pouco de mel ou de açúcar mascavado, e no final salpicar com um pouco de canela, coco ralado e/ou mel. Acompanhado com uma peça de fruta estão prontos a enfrentar uma manhã com as aulas mais desafiantes deste ano letivo.




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