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Dicas para melhorar a comunicação em ambiente de trabalho

      
Dicas para melhorar a comunicação em ambiente de trabalho
Dicas para melhorar a comunicação em ambiente de trabalho  |  Fonte: Shutterstock

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Independentemente da profissão que tenha ou cargo que desempenhe, saber comunicar bem  pode evitar-lhe muitos conflitos ou mal-entendidos. Há locais de trabalho onde se nota uma forte tensão no ar. Muitas vezes esta tensão é apenas fruto de mal-entendidos que ficaram por esclarecer e que poderiam ter sido facilmente evitados.

Um mau ambiente no escritório pode ser ainda a causa da baixa produtividade nas empresas.

Antes de mais, comece por definir o seu objetivo: propor ideias, defender projetos, vender um produto, explicar uma estratégia, pedir um aumento? Qualquer atividade exige que se saiba expor argumentos sólidos e coerentes de forma clara e objetiva. Por isso, saber como se posicionar e conversar perante as diferentes situações profissionais é uma competência fundamental para se conseguir alcançar o sucesso.

Comunicar não passa apenas por saber falar, mas também por saber ouvir. Para conseguir expressar-se corretamente, é fundamental que perceba também o discurso do seu interlocutor e que compreenda bem a sua intenção, caso contrário poderá instalar-se uma situação de mal-entendidos sucessivos e que se não forem esclarecidos podem dar azo a algumas confusões e até mesmo inimizades.

Deixamos aqui algumas sugestões que podem ajudá-lo a melhorar a comunicação no ambiente de trabalho:

  1. Imagem - A imagem que transmitimos às outras pessoas não se limita apenas à aparência física, mas também à simpatia transmitida nas atitudes e na capacidade de sociabilização. Saber conversar, ouvir, recordar-se dos nomes, mostrar preocupação e simpatia pelos colegas é a melhor carta de apresentação que se pode ter.
  2. Exercício constante - Para algumas pessoas comunicar é algo extremamente natural e fluído, no entanto, para outras pessoas pode ser um drama e, como tal, obrigada a algum treino e prática para se conseguir aperfeiçoar a competência. Acima de tudo, é fundamental trabalhar-se também a autoconfiança. Se os seus argumentos são verdadeiros e sólidos, não há como não dar certo. Confie em si mesmo e transmita toda a segurança necessária a uma comunicação fluída e eficaz.
  3. Tempo - Procure sempre o melhor contexto e o momento ideal para iniciar a conversa. Uma conversa, sobretudo as mais exigentes e necessárias não podem começar do nada. Saber escolher o momento ideal pode ser decisivo para o êxito do que se pretende comunicar. Evite iniciar conversas importantes durante momentos mais tensos, pois quando as pessoas se sentem pressionadas, irritadas ou demasiado cansadas para conversar, corre o risco de não conseguir ser bem sucedido na comunicação.


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