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5 exercícios divertidos para ativar o cérebro

      
O brain gym pode ser praticado por todas as pessoas
O brain gym pode ser praticado por todas as pessoas
  • O cérebro humano é composto por dois hemisférios, o esquerdo ligado ao pensamento lógico e o direito gerador de criatividade.
  • Aprenda exercícios simples que vão ativar os dois lados do cérebro favorecendo capacidades mais globais.
  • Corpo e mente podem ficar em sintonia e mais descontraídos com pequenos exercícios que pode fazer em poucos minutos.

Em meados dos anos 70, o investigador Paul Dennison criou uma série de exercícios que se baseiam no princípio que o nosso corpo e mente formam um todo harmónico e que através do exercício físico podemos obter uma melhor aprendizagem e rendimento do cérebro.

Conhecida como a prática da ginástica cerebral ou mental, o brain gym, pode ser praticado por todas as pessoas. 

Quais são os benefícios do brain gym?

Melhoram a memória, treinam o cérebro para que os dois hemisférios trabalhem ao mesmo tempo, colocam em prática e desenvolvem a imaginação, permitem uma melhor saúde mental e emocional.

Para começar a exercitar a mente

Cerca de 60% do corpo é formado por água. Por isso é de suma importância que consumamos muita água antes, durante e depois de realizar as atividades.

Para além do mais a água é um excelente condutor de energia elétrica. Quando o nosso corpo é afetado pelo stress do dia a dia, os nossos neurónios perdem eletricidade e desidratam e quando esta situação acontece, aprendemos pouco. Portanto, nunca deixe de consumir água.

Após cumprir este conselho fundamental, pode começar a exercitar o corpo e o cérebro.

Exercício 1

Consiste em colocar e elevar ligeiramente o joelho direito e tocá-lo com o cotovelo esquerdo flexionado, depois retornar à posição inicial e executar o mesmo movimento, mas ao contrário; ou seja, levante levemente o joelho esquerdo e toque-o com o cotovelo direito devidamente flexionado.

Benefícios: Ativa a lateralidade de ambos os hemisférios cerebrais, fazendo com que eles trabalhem juntos, o que é útil para ler, escrever e até mesmo para a matemática. Além disso, ativamos nosso funcionamento mente-corpo, e é por isso que esta rotina é muito útil quando vamos praticar atividades como desporto ou dança. O exercício ajuda a formar mais redes neurais e melhora o equilíbrio da atividade nervosa.

Exercício 2

Em pé, cruze os pés para que não perder o equilíbrio, depois estique os dois braços para a frente e separe-os um do outro, as palmas das mãos devem estar de frente, com os polegares apontados para baixo. Nessa mesma posição entrelace as mãos e os dedos para que os polegares continuem apontando para baixo e lentamente traga as mãos entrelaçadas até ao peito para que os cotovelos fiquem para baixo e as mãos unidas sob o queixo.

Ao executar esses movimentos, deve suportar a língua no palato, isso faz com que o seu cérebro esteja atento. Repita várias vezes.

Benefícios: provoca um efeito integrador no cérebro e ajuda a ativar o córtex sensorial e motor de ambos os hemisférios cerebrais. Também ajuda o cérebro a responder mais rápido e reduzir o stress, concentrando-se na aprendizagem. O exercício em causa é altamente recomendado antes de iniciar qualquer atividade, porque ajuda a ativar e conectar todas as energias do corpo melhorando a concentração.

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Mais 3 Exercícios divertidos para a saúde cerebral

  • Colocar as pernas abertas moderadamente, enquanto a mão esquerda pressiona levemente o umbigo.
  • Com o dedo indicador e o polegar da mão direita, pressionar as artérias carótidas (que são as que vão do coração ao cérebro) na zona do pescoço
  • Apoiar a língua no palato e massajar por 20 ou 30 segundos

Estes pequenos exercícios ajudam a normalizar a pressão sanguínea, ativar e melhorar a atividade do cérebro, estabilizar a pressão normal do sangue no cérebro, otimizar o funcionamento do sistema vesicular que é responsável por controlar o equilíbrio e ajudar a manter a atenção cerebral.



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