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Que exercícios melhoram a nossa saúde, segundo a Universidade de Harvard?

      
A caminhada é um dos exercícios com grandes vantagens para a saude
A caminhada é um dos exercícios com grandes vantagens para a saude
  • A caminhada é um dos melhores exercícios e basta apenas meia hora por dia.
  • A natação é um desporto completo que trabalha todos os músculos do corpo.
  • O treino de força previne lesões e ativa o metabolismo, o que é bom para quem deseja emagrecer.

A Universidade de Harvard indica quais são os exercícios físicos melhores para a saúde. Fica a conhecer em que movimentos deves apostar para seres saudável no corpo e na mente

O Tai Chi uma arte marcial chinesa que combina uma série de movimentos fluídos para criar uma espécie de meditação em movimento. O exercício realiza-se lenta e suavemente com um alto grau de concentração e tem especial atenção à respiração profunda. O Tai Chi pode ser praticado por pessoas de várias idades, porque pode ser adaptado ao ritmo de cada um. Este é um ótimo exercício para quem quer aprender a canalizar as energias, melhora o sono e relaxa física e psicologicamente.

Vários estudos indicam que caminhar durante pelo menos 30 minutos, inclusivamente a um ritmo moderado ou com pausas, pode ter efeitos benéficos para o corpo e mente. Também têm sido registadas melhorias significativas no caso de pessoas com depressão grave. Caminhar fortalece o sistema imunológico, melhora a circulação, oxigena o organismo e diminui o colesterol.

Os exercícios de Kegel ajudam o fortalecer a região pélvica. À medida que envelhecemos estes músculos que incluem o útero, a vagina, o intestino delgado e o reto debilitam-se. Mantê-los resistentes tem benefícios como evitar fugas da bexiga. A maneira correta de fazê-los, de acordo com Harvard, é apertar os músculos usados para segurar a urina por dois ou três segundos, soltar e repetir 10 vezes, quatro a cinco vezes por dia.  

Além de trabalhar quase todos os músculos do corpo, a natação eleva o ritmo cardíaco, pode melhorar a saúde do coração e proteger o cérebro do declínio relacionado com a idade. Nadar regularmente entre 30 e 45 minutos é um exercício aeróbico que ajuda a combater a depressão, melhora o humor e reduz o stress, entre outros benefícios.

O treino de força envolve o uso de pesos para criar resistência contra a gravidade. Para fazer estes exercícios pode ser utilizado o próprio corpo, pesos ou halteres, elásticos... O treino de força melhora a força muscular, previne lesões e ativa o metabolismo, para além de ajudar a elevar o humor e energia.

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