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Como evitar o efeito FOMO?

      
Se nos compararmos continuamente, é muito fácil para nós vermos o bem dos outros e o nosso mal
Se nos compararmos continuamente, é muito fácil para nós vermos o bem dos outros e o nosso mal
  • A publicidade está sempre a lançar mensagens que nos avisam dos “perigos” que corremos se perdemos um filme ou outro evento.
  • Os telemóveis, mensagens de texto e emails obrigam-nos a estar sempre atentos e a dar muitas respostas.
  • Por isso, estabeleça regras para não ficar dependente da ideia de que deve responder a quem lhe envia uma mensagem por exemplo à meia-noite.

A recém-criada sigla FOMO, que significa "medo de perder alguma coisa" (do inglês “fear of missing out”). É revelador descobrir em que outros campos se utiliza o mesmo termo. No comércio, por exemplo, o FOMO é aquele sentimento que nos move para fechar certos negócios não tanto por causa da convicção de que será lucrativo, mas por causa do medo de deixar uma boa oportunidade que pode não voltar a acontecer no futuro.

A publicidade lança constantemente mensagens que nos avisam do “perigo” que corremos se faltamos ao nosso compromisso com um determinado filme, espetáculo ou evento. Um dos mais comuns é esse famoso "não o percas", às vezes transformado num ainda mais ameaçador "não te atrevas a perder".

O que vai falar com os seus amigos, o que pensarão de si os seus colegas? O problema surge quando o nosso comportamento é mediado por esta insegurança em relação ao que fazemos. Ela nos faz terminar a realizar o que se espera que façamos (e, mesmo assim, tememos que deveríamos ter feito outra atividade) em vez de fazer o que realmente queremos e gostamos. 

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A vida dos outros é sempre mais interessante

Este medo encontra outra expressão que não se refere apenas ao nosso comportamento, mas relaciona-se com o dos outros. A Internet abriu as janelas para milhões de lares, e podemos consultar em segundos o que os nossos amigos estão a fazer e comparar com os nossos próprios planos, parecendo que os dos outros são muito mais interessantes.

Os psicólogos Victoria Trabazo Arias e Fernando Azor Lafarga sintetizam este sentimento quando apontam que "no Facebook vemos a vida dos outros, o que eles fazem e têm, então é fácil querer o mesmo e comparar.

No LinkedIn, vemos as posições que têm, os cargos que ocupam, as pessoas que conhecem, os masters que fizeram e, à medida que os vemos, queremos ter essa posição e sentimos que temos de atualizar o nosso perfil com alguma posição nova...

E o que é tudo isto? Inveja? Em parte sim, mas muitas vezes tem a ver mais com um sentimento de insegurança e baixa autoestima. Se nos compararmos continuamente, é muito fácil para nós vermos o bem dos outros e o nosso mal. A pessoa que é auto exigente também entra nesse jogo porque sente que não pode ser menos do que os outros, tem que estar atualizado. "

Mas este medo não se refere apenas ao que podemos ver na web. Recentemente, a fundadora do Flickr e Hunch, Caterina Fake, diagnosticou um caso geral de FOMO referindo-se àqueles que visitaram o South By Southwest, um festival que tem lugar em Austin, Texas que em apenas uma semana podem chegar a juntar-se milhares de eventos relacionados a filmes, música ou tecnologia.

"No South By Southwest vejo as pessoas constantemente a perguntarem-se se estão na festa errada, se é chata, que tem muita publicidade ou não veio ninguém de interesse, assim vão para outra festa onde têm que esperar muito tempo na fila, não encontram os seus amigos, então vão para outra... E assim por diante ", escreveu Fake.

Assim, a amplitude da oferta, em muitos casos, não nos torna mais livres, mas sim cria necessidades que nos sentimos obrigadas a cobrir. Por esta razão, Trabazo afirma que "as pessoas não vivem as suas vidas no final, estão angustiadas com a passagem do tempo e com o que perdem, uma insatisfação contínua é criada, distraem-se e promovem a impulsividade".

A socióloga Sherry Turkle, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, concorda com esta declaração no seu livro Alone Together, afirmando que "medimos o sucesso através do número de ligações feitas, e-mails respondidos, contatos feitos.

No entanto, enfrentamos um paradoxo: embora nos lembremos continuamente de que vivemos num mundo complexo, podemos parar cada vez menos para pensar sobre o que fazemos, já que precisamos responder instantaneamente". É precisamente esse fator de irreflexão que causa a precipitação dos nossos atos, o que devemos aprender a evitar.

Tal como acontece com muitos outros sentimentos que parecem nos prejudicar a princípio, esta ansiedade pode ter um efeito benéfico. Trabazo ressaltou que pode ser positiva, já que "pode atuar como motor de ação. Recomendo a muitos pacientes que entrem nas redes sociais para ver opções de lazer e socialização, mas atenção, sempre com um critério, com o que nós chamamos de uso responsável."

Regras para evitar o FOMO

Como evitar esse motor que deveria servir de incentivo nos acabe passando por cima? Primeiro, defina as suas próprias regras. Permita-se desligar o telemóvel quando não for essencial. Pouco a pouco, descobrirá que as chamadas que espera receber são muito menos numerosas do que aquelas que realmente ocorrem, e as que não respondeu raramente serão urgentes.

O mesmo ocorre com o computador: em vez de deixá-lo ligado para o verificar de vez em quando, desligue-o e planeie quando consultá-lo. Isso não apenas nos ajudará, mas também mostrará ais outros quando nos encontramos disponíveis. Se respondermos a e-mails tanto à meia-noite como ao meio-dia, ou na primeira hora da manhã, os nossos contatos entenderão que nossa disponibilidade é praticamente absoluta.

Ao contrário, se estabelecermos um cronograma de consulta específico, os nossos contatos entenderão que devem escrever para nós nesses horários específicos, caso esperem receber uma resposta.

Afinal não é mais feliz quem faz mais coisas, mas quem é capaz de extrair o máximo da atividade mais fútil, sem se preocupar com o que não está a fazer.



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