Thursday :: 18 / 12 / 2014

AdemásRSS | Classificados Universia | Notícias | Registo | Tradutor | Miríada XMAPA DEL SITIO

Noticia : Educação

Como fazer o resumo de um texto

Os resumos são documentos que abreviam a informação de um outro conteúdo. Trata-se de retirar dados anexos e guardar somente o mais importante


ImprimirImprimirEnviar a un amigo Enviar

imagen-relacionada

Foto: Shutterstock

O primeiro passo para fazer um resumo eficaz é ler o material por completo

Para aprender a fazer um bom resumo precisas de saber, antes de mais, o que é um resumo. É um tipo de texto abreviado, realizado a partir de outro. Não se trata de palavras desordenadas (isso seria um diagrama ou fechamento), mas de uma composição coerente que possa ser compreendida, mesmo sem termos lido a versão original. A vantagem de fazeres um resumo é memorizares o que aprendeste e estudares um determinado tema com mais rapidez antes de uma prova.

 

» 10 maneiras inteligentes de usar o Twitter para aprender
» 10 ferramentas gratuitas de multimédia
» 5 melhores ferramentas de vídeo para alunos e professores

 

O primeiro passo para fazer um resumo eficaz é ler o material por completo. Dedica algum tempo a isso. Deves lê-lo com calma para que o entendas em profundidade. Se alguma dúvida surgir, esclarece-a antes de continuares a ler. Depois, descansa um pouco e volta à leitura, porém, desta vez, destacando os dados que consideras mais importantes. Cada parágrafo tem uma palavra-chave e cada capítulo tem um parágrafo imprescindível.

 

Agora que já tens o essencial, pega uma folha em branco e começa a escrever uma composição diferente do texto base, mas baseado nele e usando as tuas próprias palavras. Finalmente, relê o teu resumo, para te assegurares que está compreensível.

 

Um bom resumo deve ter uma densidade que não supera 30% da capacidade total do documento original. Ou seja: se o texto-base tem 100 páginas, deves fazer um resumo com 30 páginas ou menos. Da mesma forma, não pode ter referências ao original. Tem que ser independente. Uma pessoa que não leu o texto-base tem que entender perfeitamente o resumo.

 

Em geral, o bom resumo deve responder a todas estas perguntas:

# Qual é o tema principal?
# Quais são os temas secundários?
# Há relação entre os temas principais e secundários? Se sim, quais?
# Onde e como se desenvolve o tema ou a ação?
# Qual é a conclusão do tema ou da ação?

 

Se seguires todas essas recomendações, provavelmente, irás fazer melhores resumos de estudo.

 

 






RSS   


Comentarios para esta noticia

 

Suscríbete a nuestro boletín de noticias


Publicidad