Wednesday :: 01 / 10 / 2014

AdemásRSS | Classificados Universia | Notícias | Registo | Tradutor | Miríada XMAPA DEL SITIO

Noticia : Carreira

Como melhorar a comunicação no ambiente de trabalho

Saber comunicar é muito importante para evitar conflitos e desentendimentos. Fica a conhecer algumas dicas que irão ajudar-te


ImprimirImprimirEnviar a un amigo EnviarPDFPDF

imagen-relacionada

Foto: Shutterstock

Dependemos da comunicação para tudo

 

Seja qual for a tua profissão ou ocupação, é necessário que saibas comunicar corretamente. Cada pessoa procura uma atitude diferente, já que não tratamos clientes e chefes da mesma forma. Ignorar a importância deste facto é um grande erro e pode causar desentendimentos, erros, pretextos e atrasar o teu rendimento e desenvolvimento profissionais.

 

Dependemos da comunicação para tudo: propor ideias, defender projetos, vender um produto, explicar uma estratégia, pedir aumentos, etc. Todas essas atividades exigem que saibamos expor argumentos firmes e coerentes de forma clara e objetiva. Por isso, saber como se posicionar e conversar em diferentes situações profissionais é uma competência fundamental para alcançar o sucesso.

 

Comunicação não é apenas saber falar, mas também saber ouvir. Para que te saibas expressar corretamente é necessário que entendas o que a outra pessoa diz e compreendas a intenção. Fica a conhecer algumas dicas de como melhorar a comunicação no ambiente de trabalho:

 

Comunicação no ambiente de trabalho: 1) Imagem
A imagem que transmitimos às outras pessoas não é formada apenas pela aparência física, mas também pela simpatia e disposição social que apresentamos. Conversar, ouvir, lembrar-se dos nomes, mostrar preocupação e simpatia pelos colegas é a melhor carta de apresentação que podes ter.

 

Comunicação no ambiente de trabalho: 2) Exercício
Para alguns indivíduos, comunicar é algo natural e feito sem dificuldade. Mas para muitos outros, é necessário treino e prática para alcançar essa competência. O essencial para ter essa capacidade é autoconfiança. Se os teus argumentos são verdadeiros e sólidos, não há motivos para temer o fracasso. Confia em ti mesmo e transmite segurança.

 

Comunicação no ambiente de trabalho: 3) Tempo
Mesmo que a conversa seja necessária, procura o melhor contexto e momento para te expressares. Essa escolha pode mudar toda a situação. Não escolhas momentos tensos, quando as pessoas estão pressionadas, irritadas ou demasiado cansadas para conversar.

 

 






RSS   


Comentarios para esta noticia

 

Publicidad