Wednesday :: 20 / 08 / 2014

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Noticia : Carreira

5 dicas para seres um bom líder

Ser um bom líder é essencial para que a tua empresa tenha sucesso e para que os outros que dependem dela trabalhem melhor e com mais motivação


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Crédito: Ojo Fotos

Crédito: Ojo Fotos

Para ser bom, primeiro tens de ser um líder

 

Será que és bom um bom líder? O que é que deves melhorar para te tornares num bom chefe? É importante saber gerir e motivar as pessoas, para que a tua empresa sobreviva e saia por cima neste período de crise. Fica a conhecer 5 dicas para seres um bom líder:

 

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1-Evita extremos
Estudos veiculados pelo livro The Social Animal: The Hidden Sources of Love, Character, and Achievement mostram os sinais que exemplificam o sucesso de chefes e um outro estudo publicado na Harvard Business Review mostra os fracassos de maus gestores. A conclusão destas investigações é que deves evitar o excesso de assertividade ou passividade. Encontra um equilíbrio entre o autoritário e o compreensível. Mas não te esqueças de que a tua liderança também deve se adaptar ao ambiente que te rodeia.

 

2- Motivação
É importante que saibas motivar os teus colaboradores e neste caso, o dinheiro não é tudo. O fator de motivação número 1 é o progresso. Precisas de fazer com que eles se sintam mais inteligentes do que a média e que tenham expectativas altas. Dinheiro e feedbacks funcionam melhor como motivadores se combinados com o reconhecimento das tarefas realizadas pelos teus colaboradores.

 

3- Habilidades sociais
Uma equipa é eficiente e inteligente devido às suas habilidades sociais e não por causa do seu QI. O melhor indicador de sucesso no trabalho é a forma como os membros da equipa se sentem em relação ao grupo. Eles têm que confiar na equipa e vê-la como um grupo de pessoas com as quais podem contar quando precisarem, e como uma equipa coesa e integrada.

 

4- Colaboradores felizes
Para que sejas um bom líder, é essencial que entendas que colaboradores felizes são aqueles que mais produzem e trazem mais retornos positivos à empresa para a qual trabalham. Para deixá-los felizes, deves explicar a cada um o significado e a importância do seu trabalho. Além disso, uma boa forma de diminuir o stresse no ambiente de trabalho é esclarecer quais são as tuas expectativas em relação a cada funcionário, pois desta forma trabalharão orientados e o seu desempenho será mais eficaz.

 

5- Faz-te líder
Para seres bom, tens que ser um líder. Para ser encarado como um, deves ser sempre o primeiro a falar. Da mesma forma, pronuncia-te frequentemente, não fales com os teus colaboradores apenas de mês a mês. Faz-te presente, faz-te líder. Quanto tiveres que comunicar uma má notícia, tem cuidado com a tua linguagem corporal, mantém o contacto visual e nunca penses em dar más notícias por e-mail ou telefone. Ser educado e gentil é essencial, não te esqueças das palavras mágicas: “obrigado”, “por favor”, “parabéns”. Finalmente, sempre que possível, tenta ser positivo. A negatividade não leva a nenhum lugar e só serve para desmotivar os teus colaboradores.

 

 






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