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9 atitudes de maus chefes

      
Os maus chefes ficam sempre à espera que os colaboradores adivinhem o que é preciso fazer
Os maus chefes ficam sempre à espera que os colaboradores adivinhem o que é preciso fazer
  • Os maus chefes não dão informações completas.
  • Atribuem tarefas aos funcionários e não dão qualquer tipo de assistência.
  • Para os maus chefes, os funcionários têm a obrigação de fazer horas extra.

Alguns chefes não sabem como gerir o seu departamento. Tratam os seus colaboradores com desrespeito e acabam por desmotivá-los. Consulte 9 atitudes que os maus chefes acreditam estarem corretas.

1. Administrar é comandar e controlar

Atribuir tarefas aos funcionários e não dar qualquer tipo de assistência, esperando que tudo seja feito como ordenaram é algo que os maus chefes fazem. Os bons chefes perguntam se alguém tem dúvidas e tentam ajudar a sua equipa da melhor maneira possível.

2. Acreditar que os funcionários gostam de fazer horas extra

Para os maus chefes, os funcionários têm a obrigação de fazer horas extra, mas para os verdadeiros líderes, ninguém consegue ser produtivo se estiver sempre a trabalhar e não tiver tempo para a vida pessoal.

3. Preferir administrar números em vez de pessoas

Para os maus chefes o dinheiro que a empresa lucra é mais importante do que o desempenho dos funcionários. Os bons chefes sabem que se os seus colaboradores se sentirem bem no trabalho, a empresa terá um desempenho ainda melhor.

4. Quando precisam que algo seja feito, fazem-no eles mesmos

Os maus chefes acham que podem resolver qualquer problema sozinhos. O chefe ideal sabe que tem que motivar os seus colaboradores para que aprendam a decidir o que é melhor para a empresa.

5. Até que tenham todas as informações, não tomam decisões

Acreditar que é melhor ter pilhas de informações antes de tomar qualquer decisão importante é típico de um mau chefe. Os bons chefes sabem que existe sempre um motivo para continuar a enviar informação adicional, e por isso, mal reúnam informação suficiente, tomam uma decisão.

6. São donos do sucesso e todos os outros detêm o fracasso

Quando algo funciona bem, os maus chefes ficam com os louros todos, como se fossem os únicos responsáveis por isso. Mas quando se dá a situação inversa, a culpa é sempre de outra pessoa. Em oposição, os bons chefes sabem que devem felicitar os funcionários pelos êxitos obtidos para que se sintam ainda mais motivados.

7. Gostam de fazer esperar

Os maus chefes não dão informações completas e ficam sempre à espera que os colaboradores adivinhem o que é preciso fazer. Os chefes inteligentes sabem que deixar que as outras pessoas ajudem nas suas decisões provavelmente fará com que se sintam mais envolvidas nos projetos.

8. Reclamam fora de tempo

Quando têm que analisar o desenvolvimento do colaborador na empresa, decidem fazer todas as reclamações que deveriam ter feito antes e aconselhar sobre o que deveria ter sido feito. Os bons chefes sabem que têm que dar previamente todas as instruções e, caso o funcionário faça alguma coisa errada, sabem avisá-lo no momento certo.

9. Não tratam as pessoas com educação

Considerando-se superiores, os maus chefes acreditam que não precisam de ser bem educados. Já os bons chefes fazem questão de agir com educação e tratar todos com igualdade e respeito.

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