Thursday :: 17 / 04 / 2014

Además REGISTO | TRADUTOR | MIRÍADA X MAPA DEL SITIO

Noticia : Dicas de tecnologia

6 ideias inovadoras para um blog atrativo

Um blog atrativo é o que todos os bloggers pretendem, mas se não apostarem numa apresentação de conteúdos diversificada, correm o risco que cair na rotina e acabar por perder seguidores. Para evitar este problema, consulte 6 ideias inovadoras


Imprimir Imprimir Enviar a un amigo Enviar PDF PDF Traducir Traducir

6 ideias inovadoras para um blog atrativo

Crédito: Ojo Fotos

Apostar apenas em projetos esporádicos dificilmente vai envolver os alunos. Se queres manter um número elevado de visualizações, a melhor maneira é pensar em projetos contínuos

 

A tecnologia está cada vez mais presente na educação e por isso muitos professores incluem os seus blogs como ferramenta de ensino em sala de aula. No entanto, após poucas semanas o uso dos blogs pode passar a ser apenas mais do mesmo e os alunos podem voltar a perder o interesse. Se pretende recorrer ao uso do seu blog como ferramenta de ensino sem que os seus alunos se sintam entediados, consulte de seguida 6 ideias inovadoras:

 

» 3 razões pelas quais criar um blog é bom para a tua carreira
» 6 dicas para ter um blog de sucesso
» 9 maiores erros dos estudantes online

 

 

1. Vídeo

Lembra-se que o objetivo de um blog é fugir aos textos longos e expositivos. Uma sugestão para incentivar os alunos a estudarem através do blog é dar-lhes tarefas visuais. Peça-lhes que criem vídeos informativos ou que discutam assuntos polémicos.

 

 

2. Códigos

Uma boa maneira de manter o interesse pelos blogs vivo é ensinando alguns pormenores de codificação aos alunos. Muitas vezes o exercício de postar em blogs acaba por se tornar aborrecido porque os recursos são limitados. Mas, se os alunos souberem inserir ficheiros áudio, vídeos, imagens ou até mesmo realizar ações mais básicas como alteração de cores, a tarefa pode voltar a ser atrativa.

 

 

3. Continuidade

Apostar apenas em projetos esporádicos dificilmente vai envolver os alunos. Se o objetivo é manter um número elevado de visualizações, a melhor maneira é pensar em projetos contínuos, que exijam uma interação constante com a ferramenta.

 

 

4. Ilustrações

Encoraje os seus alunos a ilustrar as suas publicações. Não importa se são bons webdesigners ou não, a verdade é que existem muitas aplicações que podem ajudá-los nessa tarefa. Desta forma o processo torna-se mais divertido e vai ajudar-te a perceber o ponto de vista dos teus alunos.

 

 

5. Personalização

Peça ajuda aos seus alunos para personalizar o blog, desta forma vai aumentar a identificação da turma com o projeto e consequentemente, o interesse em mantê-lo a funcionar. No entanto, a aposta deve ir para além da imagem. Convide-os a personalizar também os textos, vídeos, imagens e etc..

 

 

6. Divulgação

A atividade com blogs é sempre mais emocionante quando os alunos conseguem ver algum retorno durante o exercício. Por isso, invista também na divulgação do blog e incentive os seus alunos a comentarem as publicações e a sugerirem novos temas e atividades.

 

 






RSS   


Comentarios para esta noticia

 

Publicidad