Notícias

3 perguntas que deve saber responder antes de apresentar a sua ideia empreendedora

      
3 perguntas que deve saber responder antes de apresentar a sua ideia empreendedora
3 perguntas que deve saber responder antes de apresentar a sua ideia empreendedora  |  Fonte: Shutterstock

Ser um jovem empreendedor exige uma variedade ampla de habilidades. Como se descobre rapidamente, a sua ideia de negócio é só um dos vários requerimentos para que tudo dê certo. E uma grande parte de empreender é convencer as pessoas que importam de que a sua ideia é boa. Para atingir esse objetivo, é vital que saiba responder às três perguntas seguintes:

1 - QUAL O ESTILO DE COMUNICAÇÃO DAS PESSOAS QUE VÃO AVALIAR O SEU PLANO DE NEGÓCIOS?
No fim do dia a sua ideia de negócios vai ser apresentada a uma plateia. Independentemente do poder que ela tenha sobre o seu negócio (podem ser possíveis investidores, parceiros, compradores ou clientes), precisa de saber qual é a melhor forma de comunicar a sua ideia, especialmente para essas pessoas.

Isso significa que deve embalar a sua ideia de forma a impressionar o perfil da sua plateia. Algumas audiências querem uma visão rápida do que está a ser apresentado, outras querem gráficos detalhados, ou então uma boa história. Talvez tenha que mostrar a parte numérica da coisa.

Descubra quem é a sua audiência, e prepare-se em conformidade.

2 - O QUE É QUE VAI PARAR DE FAZER?
Por natureza, os planos de negócios tendem a focar-se em todas as coisas legais que vai fazer para gerar um bom retorno. O problema é que a maioria dos negócios falha, não porque não foram propostas novas atividades, mas porque não se pensou no que terá que deixar de ser feito.

É fácil descrever uma dezena de novas atividades que vai fazer no ano que vem, mas é bem mais difícil pensar em todas as atividades que vai ter que deixar de fazer para ter tempo para elas. E isso é muito importante.

3 – PORQUE É QUE ISSO AINDA NÃO FOI IMPLEMENTADO?
Trabalhando sob a ideia de que criou um plano de negócios incrível com alta probabilidade de sucesso, a pergunta final que qualquer avaliador experiente fará é: “porque é que ainda não implementou isso antes?”.

Existem diversas respostas legítimas para esta pergunta: a tecnologia ainda não existia, precisamos de um investimento maior, etc. Mas esta pergunta é muito efetiva na hora de identificar o “pensamento mágico”.

Os planos que pretendem mudar por magia a eficiência e o comportamento humano não costumam funcionar tão bem na prática como na teoria. Se o seu plano lida com muito trabalho de imaginação e de adivinhação, talvez precise de ser mais trabalhado. Porque é que as pessoas mudariam o seu comportamento por causa dele? Porque é que elas não mudaram antes?

Quer saber mais?
Veja todas as notícias


Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.