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Universitários: como melhorar a sua saúde mental

      
Universitários: como melhorar a sua saúde mental
Universitários: como melhorar a sua saúde mental  |  Fonte: Shutterstock

Os anos na universidade são um dos períodos mais incríveis e enriquecedores na vida de um jovem, mas também trazem muita pressão para que se atinjam bons resultados, dificuldades nos relacionamentos e saudades de casa, no caso dos estudantes que mudaram de cidade ou de país para fazer a sua graduação.

Todas estas questões podem causar aos jovens universitários inseguranças, medos e até complicações psicológicas mais graves. Por isso, é essencial encorajar os alunos a falarem sobre os problemas e pedir ajuda quando necessário. Para auxiliar os jovens universitários a superar qualquer adversidade, conseguindo manter o foco nos estudos, sugerimos algumas orientações para cuidar da saúde mental:

Converse com os professores
Os professores estão sempre em contacto com os alunos e conseguem identificar as suas inseguranças dentro, e até mesmo fora, da sala de aula. Se estiver a precisar de conselhos ou quiser pedir dicas para lidar melhor com a rotina de estudos, trabalho e vida pessoal, converse pessoalmente com um dos seus professores.

Peça ajuda aos colegas
Parece óbvio, mas conversar com alguém em quem confia sobre os seus problemas pode sim ajudar, e muito, a superá-los. Não importa se essa pessoa é um colega, familiar ou amigo de infância. O que conta é pedir ajuda para encarar as dificuldades.

Procure apoio na internet
Grupos de suporte online podem ser úteis a jovens que ainda não estão preparados para conversar pessoalmente com alguém. Eles fornecem ajuda, num ambiente mais intimista, no qual as pessoas podem partilhar as suas experiências de forma anónima, com outras pessoas que estejam a passar pelo mesmo problema. É o caso da linha SOS Estudante.

Pequenas coisas que fazem a diferença
Não existe uma regra sobre o que faz bem e ajuda o universitário a superar uma crise. Para alguns o ioga é uma ótima solução, para outros, é preferível praticar desporto ajuda a combater o stresse mental. O importante é tentar perceber o que é que o faz sentir-se bem, analisando as suas atividades do dia a dia, e colocar isso em prática com mais frequência.

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