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7 formas de ajudar o seu cérebro a estudar melhor

      
7 formas de ajudar o seu cérebro a estudar melhor
7 formas de ajudar o seu cérebro a estudar melhor  |  Fonte: Shutterstock

O cérebro é parte vital da rotina de estudos de qualquer um. Mantê-lo em bom funcionamento pode fazer uma grande diferença rumo ao sucesso. A seguir, veja sete dicas para impulsionar o seu cérebro a estudar melhor:

1 - Exercitar-se algumas vezes durante a semana

Na hora de se preparar para uma prova ou exame, nada melhor do que manter o cérebro em forma. Correr, andar de bicicleta, nadar ou qualquer outro desporto que desperte o seu interesse ajuda a fortalecer as conexões do cérebro. O resultado disso é a melhoria de habilidades de aprendizagem e da memória, o que melhora o aproveitamento dos seus estudos. O recomendado é que o exercício dure pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana. Mas se for novo no que toca a rotinas desportivas, talvez uma rotina mais leve durante as primeiras semanas funcione melhor, caso contrário, corre o risco de desistir da rotina antes de adquirir o hábito.

2 - Ser criativo

Desde livros de colorir até se aventurar a fazer um novo prato, o importante é fazer coisas novas para encorajar o cérebro a funcionar de maneira diferente.

3 - Aposte em vitaminas e nutrientes

Tomar as vitaminas e nutrientes certos pode auxiliar o seu cérebro de várias maneiras. O zinco e o iodo contribuem para o trabalho cognitivo normal do cérebro. As vitaminas B6 e B12, assim como ácido fólico, ajudam a prevenir a famosa fadiga que leva o cérebro a querer procrastinar durante os estudos. Omega-3 e um dos seus ácidos gordos, o ácido docosahexaenóico, ajudam o cérebro a funcionar corretamente (o que é essencial para a aprendizagem). O seu cérebro ganha muito a partir dos nutrientes que se encontram nas seguintes comidas:

Zinco: carne, peixe, legumes, cogumelos, espinafre, brócolos, alho, nozes e sementes, cereais e laticínios. Iodo: bacalhau, algas, peru, iogurte, sardinha, ovos, morango.
Vitamina B6: porco, galinha, peru, peixe, pão, ovos, vegetais, amendoim, leite e cereais.
Vitamina B12: carne, peixe, laticínios e cereais.
Omega-3: peixe, nozes, sementes e gemas de ovos.

Adicionar todos estes nutrientes pode parecer difícil, mas existem suplementos nutricionais que podem ajudá-lo na tarefa. Os benefícios podem demorar a aparecer, por isso é importante começar o mais rapidamente possível.

4 - Socialize

A socialização é uma parte importante da vida de um estudante, e ela também tem um grande papel no desempenho do seu cérebro. Os estudos revelam que conversar, mesmo que por apenas 10 minutos por dia, ajuda a manter o cérebro otimizado, o que resulta em melhor memória e funcionamento do cérebro.

5 – Faça uma sesta

A “power nap”, ou sesta da força, deve durar até 30 minutos para ser efetiva, e deve ser feita durante o dia, no momento exato do auge do cansaço. Juntamente com uma boa noite de sono, ela vai dar-lhe o tempo necessário para que o cérebro se repare para mais um dia de aprendizagem.

6 - Saia da rotina

Tente ser surpreendido pelo menos uma vez por dia. Mude o caminho até à escola, trabalho ou faculdade, faça compras num novo local, qualquer pequena diferença na rotina já ajuda o cérebro a melhorar a sua eficiência e produtividade.

7 - Tente algo novo

As novas experiências ajudam o cérebro a crescer e a guardar informações com mais facilidade. Que tal começar um novo desporto ou aprender uma nova língua? Viajar e participar de eventos culturais também podem ser a mudança necessária para estimular o seu cérebro.

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