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Mestrado em Comunicação Digital é formação oficial de Braga Cidade Criativa da UNESCO

      
Mestrado em Comunicação Digital é formação oficial de Braga Cidade Criativa da UNESCO
Mestrado em Comunicação Digital é formação oficial de Braga Cidade Criativa da UNESCO  |  Fonte: Universidade Católica Portuguesa

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A Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa tem as candidaturas abertas para o Mestrado em Comunicação Digital. Esse mestrado é uma formação oficial da Candidatura de Braga a Cidade Criativa da UNESCO. O objetivo da parceria é formar investigadores e profissionais que tenham sólidos conhecimentos teóricos e práticos sobre a Comunicação Digital para as áreas dos Media Arts entre outras.

O curso de mestrado aborda o novo paradigma comunicacional, criado pela Web 2.0, e a sociedade digital dos nossos dias. A formação é integrada e multidisciplinar. Os alunos devem ser pessoas interessadas em desenvolver estratégias de comunicação digital e media arts em diversos tipos de instituições. .

A duração do Mestrado é de dois anos, sendo necessária a realização de um estágio ou da elaboração de uma dissertação. Além da parte teórica, os alunos deverão desenvolver um projeto estratégico de comunicação que possa ser implementado..

Algumas das disciplinas que integram o programa do Mestrado são Cultura Digital, Ateliê de Multimédia, Jogos Digitais, Narrativas Transmediáticas, Indústrias Criativas, Ateliê de Web Design, Jornalismo Digital, Media, Sociedade e Cognição. Já o segundo ano é focado apenas no estágio ou na dissertação, focada em um tema de investigação.

Braga Cidade Media Arts
O plano de acção que define e orienta a candidatura prevê um conjunto de medidas e projectos que serão postos em prática aquando da designação pela UNESCO, nomeadamente a criação de um Media Arts Centre, um novo centro criativo de Braga, que será uma plataforma de trabalho para artistas nos diversos campos das artes digitais, investigadores, estudantes, empresas e startups de tecnologia; o Primeiros Bits na escola, um programa de literacia em criação musical colaborativa, design de software, educação musical e inclusão social para todo o tecido educativo local; o programa Digital Heritage, um programa inovador e ambicioso que liga um conjunto de parceiros (museus, gestores de monumentos, investigadores, criadores, professores, agentes de turismo, etc.) em três níveis diferentes: digitalização de arquivos e património, ferramentas de educação patrimonial e storytelling turístico e um ainda um Festival Internacional Braga Media Arts, que será um grande momento anual de celebração, mostra, encontro e debate sobre Media Arts, onde artistas, público e especialistas se encontram, colaboram e partilham experiências.

O que é a Rede de Cidades Criativas?
A Rede de Cidades Criativas da UNESCO (UCCN) foi criada em 2004 para fortalecer a cooperação entre cidades que consideram a criatividade um factor estratégico de desenvolvimento urbano sustentável com impacto social, cultural e económico. O principal objectivo desta iniciativa é colocar o sector cultural e criativo no centro do planeamento estratégico das cidades, ao mesmo tempo em que promove uma colaboração activa entre as cidades membro da rede. Actualmente conta com 116 cidades de 54 países, em sete domínios criativos: Artesanato, Design, Cinema, Gastronomia, Literatura, Música e Media Arts. Braga é candidata no domínio das Media Arts, onde já estão integradas nove cidades criativas: York (Reino Unido, 2014), Linz (Áustria, 2014), Enghien-Les-Bains (França, 2013), Lyon (França, 2008), Austin (EUA, 2015), Dakar (Senegal, 2014), Tel Aviv (Israel, 2014), Gwangju (Coreia do Sul, 2014) e Sapporo (Japão, 2013).

Leia a seguir a entrevista com o professor da instituição José Gabriel Andrade:

1) Como funciona a candidatura de alunos brasileiros? Ela pode ser feita através do site? Quais os documentos necessários?
A candidatura pode ser feita online no site: http://ffcs.braga.ucp.pt/mestrados/comunicacao-digital ou por correio electrónico, enviando para: secretaria.ffcs@braga.ucp.pt

É necessária a apresentação dos seguintes documentos: Impresso de candidatura devidamente preenchido (site do mestrado); Documentos de identificacão civil (passaporte) e fiscal (ex.: Brasil = CPF); Curriculum Vitæ; Certificados de Habilitação (com validação dos Serviços Consulares ou com Apostilha de Haia); Uma fotografia (4cm x 3cm).

2) Qual é o perfil do estudante procurado pela universidade?
Procuramos pessoas interessadas em desenvolver estudos de comunicação, numa perspectiva multidisciplinar e consistente com o ambiente empresarial actual. Os estudantes terão um perfil interessado, participando em projectos e eventos científicos desenvolvidos durante o ciclo de estudos. Existe a possibilidade de realizar um estágio no segundo ano do curso. Este estágio tem por finalidade comprovar a aquisição de competências no desenvolvimento de plataformas digitais, podendo o estudante desenvolver neste âmbito um projecto estratégico com possibilidade de implementação empresarial a médio prazo.

3) Quais as dicas para os alunos brasileiros se saírem bem no processo seletivo?
O Centro Regional de Braga da Universidade Católica recebe estudantes internacionais nos cursos de 1º e 2º ciclo. Os interessados em Ciências da Comunicação têm vantagem em enviar um CV que explique as suas preferências profissionais e académicas, por uma questão de enquadramento no curso e de exploração de opções curriculares. 

4) Há algum tipo de bolsa ou de desconto?
Os alunos do Centro Regional de Braga dispõem de um Gabinete de Apoio ao Aluno que poderá acompanhar os pedidos de bolsa de estudo. Poderá enviar um email para: gaa@braga.ucp.pt

A Universidade Católica Portuguesa é também uma das 31 universidades portuguesas que integram a rede Universia em Portugal e uma das 1407 a nível ibero-americano. 

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