Notícias

5 competências profissionais para desenvolver ainda este ano

      
5 competências profissionais para desenvolver ainda este ano
5 competências profissionais para desenvolver ainda este ano  |  Fonte: Shutterstock

Registe o seu CV grátis

Registe aqui

A modernização traz diversas oportunidades para o mercado de trabalho, criando também novos desafios para os candidatos que estão à procura de emprego.

À semelhança da tecnologia e dos consumidores, também as empresas estão a mudar e, para manter um bom desempenho neste cenário, os profissionais devem ter em mente que devem manter-se constantemente atualizado no que respeita a tendências.

O mercado está realmente cada vez mais competitivo. Por isso, para desenvolver-se profissionalmente e conseguir destacar-se nos processos de recrutamento, é preciso ter as cinco competências mais exigidas atualmente pelos recrutadores.

CRIATIVIDADE

A criatividade implica ter uma visão a longo prazo e conseguir encontrar soluções inovadoras para o negócio. As empresas procuram, cada vez mais, funcionários que queiram participar na mudança e na evolução da organização - com as suas ideias e iniciativas - e que mostrem ser proactivos para encontrar soluções para os problemas comuns do dia a dia. Para estimular a criatividade que há dentro de si mesmo, é necessário ignorar a história de que ser criativo é um dom, e aprender a arriscar mais – os erros fazem parte do processo.

LIDERANÇA

Os jovens talentos podem ser os futuros líderes de uma empresa, se se focarem no seu desenvolvimento profissional e pessoal desde cedo. Um líder é responsável por conduzir e motivar toda uma equipa. Por isso, ele precisa de, além de procurar ser uma pessoa inspiradora, ser também um bom comunicador e ter humildade, gratidão e paixão por aquilo que faz – saber lidar com a diversidade também é fundamental.

MARKETING

A maioria das profissões exige que o profissional tenha algum nível de conhecimento em redes sociais, análise de dados e de branding. Existem vários cursos disponíveis no mercado que oferecem a oportunidade de estudar e de aprender todos os nichos do marketing. Deverá começar pelo conceito básico para então se debruçar sobre as áreas mais recentes, como o marketing digital, atualmente a principal ferramenta de vendas.

GESTÃO DE PROJETOS

As empresas exigem hoje que os seus funcionários saibam gerir e conduzir projetos – ou seja, esperam profissionais que tenham competências necessárias para transformar ideias em resultados concretos. Da avaliação de potenciais riscos à gestão de orçamentos e prazos, a gestão de projetos significa compreender as últimas teorias e ferramentas de gestão para aplicar ao dia a dia da organização.

MENTALIDADE GLOBAL

Para lidar com as oportunidades e desafios – cada vez maiores – do mundo dos negócios, os jovens talentos devem criar uma mentalidade global, talvez a habilidade mais necessária para prosperar no cenário económico atual. É preciso saber reconhecer oportunidades para atuar em todos os mercados.



Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.