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13 hábitos que podem sabotar a sua carreira

      
13 hábitos que podem sabotar a sua carreira
13 hábitos que podem sabotar a sua carreira  |  Fonte: Shutterstock

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Maus hábitos todos temos, mas alguns podem prejudicar mais seriamente a nossa carreira e imagem profissional do que outros. As cusquices no escritório, perder tempo nas redes sociais, falhar frequentemente prazos e metas ou comentários inapropriados são alguns exemplos de como as suas atitudes podem prejudicar a sua trajetória profissional. Consulte as dicas a seguir e identifique os hábitos que podem sabotar a sua carreira:

1. Cusquice

Reclamar sobre os clientes e colegas de trabalho com outras pessoas do escritório, passar informações pessoais de alguém para terceiros ou qualquer comentário inapropriado é um mau sinal. Prejudica a credibilidade das suas competências, não é produtivo e pode afastar as outras pessoas de si.

2. CULPAR AS OUTRAS PESSOAS

Não assumir a sua parte da culpa e usar mentiras para fugir a situações de confronto é um péssimo hábito. Com o tempo, as pessoas acabam por perceber esta sua característica e quando for verdade, ninguém vai acreditar.

3. FALHAR PRAZOS

Falhar prazos é sabotagem profissional certa. Fazer isso uma vez, por causa de uma situação imprevista ou de uma emergência é compreensível, mas manter essa postura como hábito mostra que é alguém incapaz de lidar com solicitações e metas.

4. PROCRASTINAÇÃO

Evitar as responsabilidades e deixar tudo para a última hora é um péssimo hábito, seja você um estudante ou profissional com pós-doutoramento. Planear as suas tarefas é algo essencial para que elas possam ser cumpridas no tempo certo e com a melhor qualidade possível.

5. SER WORKAHOLIC

Trabalhar demasiado e não impor limites ao seu horário de trabalho, levar o trabalho para casa e não conseguir aproveitar os tempos de lazer é muito prejudicial não apenas para a carreira, mas também para a sua vida pessoal e para a sua saúde. Manter o equilíbrio é essencial para que o sucesso possa ser alcançado e preservado.

6. PERDER TEMPO ONLINE

Aceder às redes sociais e a outros sites que nada têm a ver com o seu trabalho demonstra falta de compromisso e de atenção. Se a curiosidade é muito grande faça isso antes de ir para o trabalho.

7. MÁ COMUNICAÇÃO

Não deixe as outras pessoas no escuro. Não comunicar é tão mau como fazê-lo de maneira inadequada. Informe os seus superiores e colegas sobre o que está a acontecer e garanta que ninguém terá que esperar pelas suas informações para continuar com o trabalho. De outra forma vai passar a imagem de alguém que é desorganizado e que não sabe trabalhar em equipa.

8. FALTA DE HIGIENE

A aparência desleixada e a falta de higiene afetam diretamente a sua relação com as outras pessoas, colegas e clientes. Este hábito demonstra falta de responsabilidade e de compromisso para com o trabalho. Olhe à sua volta e mantenha o nível de aparência dos seus colegas, apostando sempre no profissionalismo e no bom gosto.

9. NÃO SE ENVOLVER

Criar relações com as pessoas do seu escritório é muito importante. Seja você muito tímido ou ocupado, procure envolver-se com os outros e aproveitar as novas relações que possa vir a desenvolver.

10. NÃO ACEITAR RESPONSABILIDADES

Se usa a frase “não fui contratado para isto” mais do que uma vez por semana, então muito cuidado. Não aceitar responsabilidades para si mesmo e fazer parte da equipa é um péssimo hábito que pode levar à demissão, mais rápido do que imagina.

11. FALTA DE ETIQUETA NOS E-MAILS

Alguns pormenores fazem toda a diferença para a sua trajetória profissional. Um deles é a etiqueta nos e-mails corporativos e os erros gramaticais. Quem vai confiar no trabalho de uma pessoa que não se sabe expressar bem e que por vezes envia emails dúbios, geradores de confusão?

12. CHEGAR ATRASADO

A pontualidade é a peça fundamental do profissionalismo. Em certos países, a falta de pontualidade é considerada falta de caráter. Tenha atenção para chegar a horas às reuniões, ao escritório e a qualquer outros compromissos em que a sua presença seja exigida.

13. RESISTIR ÀS MUDANÇAS

Resistir às mudanças no trabalho faz com que fique para trás e que seja descartável. Reclamar sobre os novos processos, tecnologias e desenvolvimento faz com que as outras pessoas fiquem ressentidas consigo. Faça parte da equipa e não resista ao progresso.



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