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Como evitar as dispersões no trabalho

      
Como evitar as dispersões no trabalho
Como evitar as dispersões no trabalho  |  Fonte: Shutterstock Brasil

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Alguns profissionais têm alguma dificuldade em conseguir manter o foco e a concentração na rotina do trabalho. Para manter um bom rendimento do início ao fim do dia de trabalho, é fundamental afastar toda e qualquer dispersão, treinando a mente para realizar uma atividade de cada vez. O simples ato de consultar o telemóvel durante o horário de trabalho pode afetar negativamente a produtividade no ambiente corporativo.

Fique a conhecer 4 técnicas simples para evitar distrações no trabalho e manter o dia mais produtivo. Saiba quais são:

 1 – Não verifique constantemente o e-mail 

Verificar o e-mail no trabalho é importante, mas cuidado para não exagerar. Verificar constantemente a caixa de entrada pode fazer com que perca o foco nas atividades que tem em mãos, voltando a sua atenção para assuntos que não são prioritários no momento. Em vez disso, procure parar para ler as suas mensagens apenas cerca de duas ou três vezes por dia.

 

2 – Não seja demasiado perfecionista nas suas tarefas

Entregar as tarefas bem feitas é fundamental para conseguir atingir um bom desempenho no trabalho. Contudo, não adianta limitar-se a tentar aperfeiçoar excessivamente apenas um determinado projeto quando o tempo já não é muito. Isso pode fazer com que gaste boa parte do seu horário de trabalho em apenas uma única atividade, deixando as outras tarefas importantes para trás. Caso tenha que aperfeiçoar alguma entrega urgente, procure primeiro eliminar da lista as suas outras obrigações, retomando àquele projeto ao fim do dia, por exemplo. Ao proceder assim pode economizar muito do seu tempo.

 

3 - Faça uma coisa de cada vez

Ao contrário do que possa parecer, executar várias tarefas ao mesmo tempo não é um sinónimo de produtividade e pode gerar muita confusão ao longo do seu dia. Lembre-se que, para realizar as suas atividades de uma forma eficiente e entregar um bom trabalho, é necessário focar-se numa única tarefa de cada vez. Organize a sua rotina com um planeamento rigoroso que contenha horários definidos para a execução de cada uma delas.

 4 - Cuidado com as conversas paralelas

Muitas vezes, é frequente perder-se o foco no trabalho ao iniciar uma conversa paralela com um colega de trabalho. Para evitar que isso lhe aconteça procure, de uma maneira educada, fazer com que as pessoas ao seu redor percebam que naquele momento está ocupado e que não pode conversar, a não ser que se trate de um assunto de grande urgência.

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