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Bons motivos para aumentar já hoje o consumo diário de água

      
Bons motivos para aumentar já hoje o consumo diário de água
Bons motivos para aumentar já hoje o consumo diário de água  |  Fonte: Shutterstock Brasil

Existem pelo menos 9 razões para que passe a beber mais água diariamente, se é que ainda não o faz.

Para muitas pessoas, nem sempre é fácil conseguir beber diariamente a quantidade de água ideal ao bom funcionamento do nosso organismo. No entanto, consumir a quantidade de água recomendável permite-nos atingir melhores níveis de bem-estar físico e também mental. Perante os benefícios que passamos agora a apresentar, vai certamente pensar duas vezes antes de decidir pedir um sumo ou um refrigerante na próxima ida ao restaurante, ou simplesmente evitar beber água ao longo do dia:

  • Ajuda a controlar o peso
Com 0% de calorias e de açúcares, não tem que se preocupar com a linha, antes pelo contrário. Além disso, a sensação de saciedade que nos pode trazer ajuda-nos a combater o desejo de comida e de doces ao longo do dia ou que comamos em excesso.
  • Ajuda na digestão
A água limpa e purifica os rins e os intestinos, facilitando um correto processamento dos alimentos, contribuindo assim também para ajudar a controlar o peso.
  • Aumenta a energia
Sendo o nosso corpo composto essencialmente por água - cerca de 70% - esta está presente em todos os processos. Ou seja, se está desidratado, provavelmente vai sentir-se mais cansado e com falta de energia. Nestas situações é sempre preferível beber um copo de água em vez de um café.
  • Previne a depressão
Níveis baixos de água no cérebro podem fomentar quadros depressivos. Segundo alguns estudos, quem consome a quantidade de água recomendável sente-se mais feliz.
  • Garante o equilíbrio do organismo
A água assegura o equilíbrio adequado de sódio e de potássio no organismo necessários ao bom funcionamento no nosso corpo. A água tem também aqui um efeito regulador.
  • Diminui a sensação de inchaço
Um corpo desidratado vai compensar fazendo a retenção de líquidos, o que faz com que se sinta mais inchado. Para melhorar ou prevenir as consequências da retenção de líquidos comece por aumentar o consumo regular de água e caso não resulte, consulte o seu médico.
  • Melhora o aspeto da pele
Uma pele desidratada é por norma mais baça e tem mais rugas. Pelo contrário, uma pele hidratada tem um brilho próprio, aparentando ser mais jovem e saudável. 
  • Contribui para o bom funcionamento dos músculos
Trabalhar ou praticar exercício físico em fase de desidratação, poderá deixá-lo num estado de fadiga mais acentuado. Beber água ajuda a manter o corpo em movimento e previne cãibras.
  • Ajuda a prevenir doenças

A água fortalece o sistema imunitário, ao eliminar as toxinas do nosso organismo. Desta forma impede que as bactérias infeciosas se alojem, causando doenças.

Que quantidade diária de água é aconselhável consumir ao longo do dia?

Segundo a Organização Mundial de Saúde devemos beber cerca de 2 litros de água por dia, ou seja, o equivalente a 8 copos de água. No entanto, se considera que esta é uma meta quase impossível de atingir, não desespere. Um estudo publicado no National Geographic revela que afinal não será necessário consumir 8 copos de agua por dia uma  vez que além de bebermos o líquido no seu estado natural também nos podemos hidratar a partir de outras fontes, nomeadamente das frutas e dos vegetais que contêm grandes quantidades de água, como a melancia e o melão, por exemplo, ou a alface e o pepino.

No fundo, deve imperar o bom senso: devemos beber água sempre que tenhamos sede, caso contrário não será necessário. A não ser que esteja a prepara-se para uma atividade mais exigente do ponto de vista físico e nestes casos recomenda-se o aumento da ingestão de água a título preventivo.

Vigiar o aspeto e a coloração da urina é a melhor forma de verificar se está a hidratar-se adequadamente. Caso tenha uma aparência mais escura deverá aumentar o consumo de água.

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