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Há 9 competências que os técnicos de recrutamento procuram nos candidatos recém-licenciados

      
Há 9 competências que os técnicos de recrutamento procuram nos candidatos recém-licenciados
Há 9 competências que os técnicos de recrutamento procuram nos candidatos recém-licenciados  |  Fonte: Shuterstock

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Infelizmente nem todos conseguem acabar o curso e encontrar de imediato um emprego na sua área. Para se destacar numa ação de recrutamento e conseguir um emprego que vá de encontro às suas aspirações é fundamental saber aquilo que os técnicos de recrutamento procuram para determinada vaga. Quais os principais requisitos? E as competências essenciais? Deixamos aqui algumas dicas sobre as competências a incluir no seu currículo:

  1. Saber trabalhar em equipa
    Esta competência é muito valorizada pois independentemente da empresa à qual se esteja a candidatar, terá quase sempre que lidar com várias pessoas. Saber demonstrar que sabe trabalhar em grupo e direcionar as pessoas para a obtenção de bons resultados, independentemente das diferenças que possam ter, é uma mais valia no seu currículo.
    Saber trabalhar em equipa é cada vez mais valorizado
  2. Saber tomar decisões e solucionar problemas
    Num emprego, deverá fazer muito mais do que apenas obedecer ao seu chefe. É importante que saiba tomar decisões por si próprio e que consiga encontrar as melhores soluções para eventuais problemas.

  3. Boa capacidade de planeamento e de organização
    Mostre aos técnicos de recrutamento que sabe fazer planos e organizar-se no seu trabalho exemplificando com algumas situações concretas e vai ver que vai marcar a diferença.
    Saber planear e organizar-se e uma boa capacidade de comunicação são verdadeiras mais valias
  4. Boa capacidade de comunicação
    Uma boa comunicação é essencial em qualquer emprego. Os técnicos de recrutamento procuram esta característica nos candidatos porque precisam de pessoas que sejam capazes de contactar com colegas, parceiros, clientes, fornecedores, etc. As empresas precisam de alguém disposto a contactar quem quer que seja para ajudar a empresa a atingir as suas metas.

  5. Compreensão
    As empresas procuram colaboradores com boa capacidade de compreensão e de raciocínio. Em tempo de crise torna-se urgente chegar rapidamente a uma solução eficaz.

  6. Saber analisar dados quantitativos
    Saber analisar dados quantitativos é uma competência básica e transversal. Seja para medir o desenvolvimento da empresa, as despesas correntes, as despesas com os vencimentos etc. Dependendo da área de atuação, assim vai depender o âmbito dos dados a analisar, no entanto tenha em mente que qualquer que seja o emprego, terá sempre que aplicar alguns cálculos e respetivas análises.

  7. Ter conhecimentos tecnológicos genéricos ou específicos
    Vivemos numa era em que é praticamente inconcebível não se ter alguns conhecimentos tecnológicos básicos: office, redes sociais, outlook, etc.
    Alguns conhecimentos específicos vão destacar o seu currículo!
  8. Criar e/ou editar relatórios
    Saber fazer e editar relatórios é uma necessidade para muitas ofertas de emprego disponíveis. Vá por isso treinando, na eventualidade de vir a ser testado por quem o vai recrutar.

  9. Influenciar pessoas
    Nas oportunidades de emprego relacionadas com as áreas comercial ou institucional, saber influenciar outras pessoas revela-se de extrema importância. Ainda que a sua área de atuação seja outra, esta competência continua a ser importante para mostrar que sabe liderar grupos.

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