Notícias

3 dicas para melhorar as competências de comunicação

      
3 dicas para melhorar as competências de comunicação
3 dicas para melhorar as competências de comunicação  |  Fonte: Shutterstock

INSCREVA-SE NO PORTAL DE VOLUNTARIADO AJUDAMOS

ENTRE AQUI

Comunicar não se defina apenas pelo simples ato de falar. Um dos principais segredos para saber  comunicar bem está em saber exatamente aquilo que pretende transmitir. Sabendo isto pode então começar a estruturar o seu discurso. Comece por defini-lo: Qual o seu objetivo? Vender? Convencer? Ensinar? Assumir? Ajudar? Liderar

Comece por definir muito bem aquilo que pretende transmitir

Independentemente da profissão que tenha ou do cargo que desempenhe, é fundamental que tenha bem presente qual será o principal objetivo da sua comunicação, caso contrário, corre não só o risco de se perder, como também de incorrer em mal entendidos.

A linguagem utilizada deve ser muito clara e inequívoca. Se necessário anote os principais tópicos da mensagem a transmitir. Depois de definir e estruturar os seus objetivos, pense na intenção. Persuadir ou solicitar? Outra? 

A linguagem deve ser muito clara e inequívoca

Tudo isto ponderado chegou a hora de começar de iniciar a comunicação. Mas antes fique a conhecer mais 3 dicas que podem ajudá-lo a melhorar a comunicação. Comece por:

  1. DETERMINAR A SUA INTENÇÃO 
    Antes de começar a falar, é fundamental saber-se como queremos que o público reaja. Qual a intenção daquilo que se comunica? Se o objetivo é vender um determinado produto ou levar a que alguém faça determinada ação, é importante saber transmitir bem a mensagem.
  2. TER CUIDADO COM AS MANIFESTAÇÕES FÍSICAS
    Definidos os objetivos e as principais intenções, tenha também atenção a outros fatores tão importantes como a linguagem para a comunicação. Estamos a falar de marcadores como o tom de voz, os gestos e as expressões faciais que utiliza para acompanhar o seu discurso. Todos estes marcadores devem estar em sintonia com a sua intenção, caso contrário a mensagem pode perder-se ou não ser transmitida de uma forma tão clara como a pretendida.
  3. PONDERAR TAMBÉM AS INTENÇÕES SECUNDÁRIAS
    Para além de ter em mente um objetivo principal, terá certamente outros objetivos a alcançar com o seu discurso. Para uma comunicação efetiva deverá articular harmoniosamente todos os seus objetivos, principal e secundários, dentro de  um mesmo discurso, fluída e coerentemente. Por exemplo, o responsável pelo departamento de vendas, para além de comprar, quer ainda certificar-se que os seus interlocutores confiam na marca de modo a indicá-la também a outros potenciais clientes.

Conheça também o AJUDAMOS o portal de voluntariado Universia:



Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.