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Mestrado em Comunicação Digital estreia na Católica Braga

      
Fonte: Shutterstock

A Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Católica Braga abrirá, no próximo ano letivo, um novo curso de Mestrado, focado em Comunicação Digital. O objetivo é formar investigadores e profissionais que tenham sólidos conhecimentos teóricos e práticos sobre o assunto.

 

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O curso abordará o novo paradigma comunicacional, criado pela Web 2.0, e a sociedade digital dos nossos dias. A formação é integrada e multidisciplinar. Os alunos devem ser pessoas interessadas em desenvolver estratégias de comunicação digital em diversos tipos de empresas.

 

A duração do Mestrado é de dois anos, sendo necessária a realização de um estágio ou da elaboração de uma dissertação. Além da parte teórica, os alunos deverão desenvolver um projeto estratégico de comunicação que possa ser implementado.

 

Algumas das disciplinas que integram o programa são Cultura Digital, Ateliê de Multimédia, Jogos Digitais, Narrativas Transmediáticas, Indústrias Criativas, Ateliê de Web Design, Jornalismo Digital, Media, Sociedade e Cognição. Já o segundo ano é focado apenas no estágio ou na dissertação, focada em um tema de investigação.

 

Para saber mais sobre o curso, entre em contacto com a Secretaria da Faculdade ou envie um correio eletrónico para consultar.

 

Confira a entrevista a seguir com a professora da instituição Luísa Magalhães:

1) Como funciona a candidatura de alunos brasileiros? Ela pode ser feita pelo site? Quais documentos são necessários?

A candidatura pode ser feita online ou por correio electrónico.
Encontra-se aqui o pdf para candidatura. Envio tb em anexo, para o caso de poderem colocar online directamente.

É necessária a apresentação do documento de identidade, certificado de habilitações - ou de conclusão de estudos do 1º ciclo (licenciatura) na área das Ciências da Comunicação ou afins. Basta enviar um pdf com o certificado para avaliação da candidatura.

 

2) Qual é o perfil do estudante procurado pela universidade?

Procuramos pessoas interessadas em desenvolver redes de comunicação, numa perspectiva interdisciplinar e consistente com o ambiente empresarial actual. Os estudantes terão um perfil proactivo e interessado, participando em projectos e eventos cientificos desenvolvidos durante o ciclo de estudos. Existe a possibilidade de realizar um estágio no segundo ano do curso. Este estágio tem por fim comprovar a aquisição de competências no desenvolvimento de plataformas digitais, podendo o estudante desenvolver neste âmbito um projecto estratégico com possibilidade de implementação empresarial a médio prazo.

 

3) Quais as dicas para os brasileiros se saírem bem no processo seletivo?
A Católica Braga recebe estudantes internacionais nos cursos de 1º e 2º ciclo. Os interessados em Ciências da Comunicação têm vantagem em enviar um CV que explique as suas preferências profissionais e académicas, por uma questão de enquadramento no curso e de exploração de opções curriculares. Dada a situação Europeia, um razoável domínio de Inglês é aconselhado, dependendo do tipo de projectos a realizar durante o curso. A candidatura atempada constitui uma clara vantagem, dado o número de vagas disponíveis ser em si mesmo relativamente selectivo (35).

 

4) Há algum tipo de bolsa ou desconto?

Depende do tipo de candidatura. Uma candidatura de grupo, com carácter institucional pode ser considerara elegível para atribuição de um bónus no valor de uma propina desde que atinja o nº mínimo de 10 candidatos. Este é, no entanto, um dado a validar de acordo com a condição de cada candidatura individual também, neste caso, pela Direcção da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais.

 



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