Vale a pena regressar à universidade?

Pode pesquisar por: universidades, curso, áreas de interesse, localização...
Leia também:
» 4 dicas para aprender melhor
» 3 motivos para estudar no estrangeiro
» Como perceber se está no caminho para o sucesso
1. Voltar à faculdade é mesmo a melhor opção?
Se o seu atual emprego exige que tenha um novo diploma para que possa ser promovido e crescer profissionalmente dentro da empresa, então não tenha dúvidas, a escolha certa é mesmo voltar a estudar. Mas se o seu problema é não encontrar trabalho na sua área de formação, então voltar a estudar talvez não seja a melhor decisão. Procure emprego em campos relacionados com a sua área de formação e em outras cidades. Caso pretenda mesmo voltar à faculdade, certifique-se que isso lhe trará bons resultados no futuro.
2. Haverá um aumento do salário?
Ao fazer um MBA (Master of Business Administration) muitas pessoas recebem um aumento de salário. Se o regresso à faculdade lhe vai trazer os mesmos benefícios que o MBA deverá equacionar se o aumento de salário vai compensar os custos do novo curso. Caso o custo seja superior ao aumento, talvez não lhe traga grandes vantagens. Uma solução poderá passar por procurar universidades públicas em vez de privadas, para que os gastos sejam mais reduzidos.
3. A sua atual carreira é a que realmente deseja?
Depois de formadas muitas pessoas acabam por não gostar de trabalhar na área e optam por mudar de carreira. Mas se nunca trabalhou na profissão que escolheu seguir, ou deseja mudar de área de formação, então opte por fazer alguns estágios antes de começar um novo curso e assim saberá se está no caminho certo.
4. De que forma é que regressar à universidade vai afetar o meu dia-a-dia?
Voltar a dedicar-se aos estudos vai ocupar-lhe grande parte do seu dia, principalmente se planeia continuar a trabalhar. Pensar nos efeitos que isso lhe poderá causar é primordial para que não prejudique outros aspetos da sua vida como, por exemplo, as relações pessoais e familiares. Se é casado(a), o apoio do conjugue é essencial. Outra opção poderá passar por adaptar o programa do curso e fazê-lo faseadamente, ocupando assim apenas alguns dias da semana ou os fins de semana, o que poderá contribuir para que consiga manter o seu estilo de vida.
5. O seu atual emprego contribui para os custos da faculdade?
Algumas empresas ajudam os funcionários a pagar a faculdade, caso haja um benefício futuro. Procure o departamento de RH (Recursos Humanos) da empresa onde trabalha e informe-se sobre possíveis contribuições para ajudas de custo. Vale a pena apostar também na pesquisa de bolsas de estudo disponíveis.