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62% dos professores têm sintomas de burnout, diz estudo

      
Fonte: Shutterstock
Um estudo realizado pela Universidade Portucalense, no âmbito de um mestrado de psicologia, revela que 62% dos professores universitários sofrem de sintomas de burnout, associados à fadiga física. O motivo é o stresse inerente à profissão.

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O burnout é um tipo de stresse de caráter duradouro, ligado às situações de trabalho e à constante e repetitiva pressão emocional, geralmente relacionada com a intensa ligação com pessoas por longos períodos de tempo.

Os resultados apontam a necessidade de se rever as funções desempenhadas pelo professor dentro da instituição e a sua carga horária, melhorando o desempenho do docente, bem como o seu bem-estar. A confiança nas chefias e o bom relacionamento com a gestão de recursos humanos também são fatores que reduzem o burnout.

A fadiga física e a exaustão são apontadas como os principais fatores do problema, já que os docentes costumam exercer uma carga horária de até 16 horas, o que é superior ao recomendado. Além disso, há a necessidade de conciliar as aulas e a orientação dos alunos com a investigação, a acumulação de funções burocráticas ou de maior responsabilidade, que é o caso de 60% dos profissionais, e, em alguns casos, a coordenação de um curso ou departamento da universidade (42% dos docentes).

O estudo ainda revela que o burnout é transversal a todas as áreas do conhecimento, sendo que 22% dos docentes afetados são das ciências naturais, 24% das ciências sociais e humanas, 22% das ciências matemáticas e novas tecnologias e 23% nas ciências artísticas.

Ao todo, foram entrevistados para este estudo 131 profissionais, sendo 66% professores auxiliares, 15% professores associados, 10% professores convidados e com menor prevalência e 4% professores catedráticos. A média de idades era de 45 anos. No estudo, verificou-se que nenhum dos inquiridos apresenta o quadro de burnout total, mas que 62% apresentam sintomas do problema ligados à fadiga física, 27% à fadiga cognitiva e 5% à exaustão emocional.



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