O acesso ao ensino superior 2017/2018 em números
44914 novos estudantes foram este fim de semana colocados na 1.ª fase do CNA, o que corresponde a um aumento de 5% face ao ano anterior e o valor mais elevado desde 2010

Pode pesquisar por: universidades, curso, áreas de interesse, localização...
44914 novos estudantes foram este fim de semana colocados na 1.ª fase do CNA, o que corresponde a um aumento de 5% face ao ano anterior e o valor mais elevado desde 2010
44914 ficaram este fim de semana a saber onde e o que irão estudar nos próximos anos. Relativamente a este último número, destacam-se as áreas dos sistemas de informação (i.e., TICE) e Física com um aumento de 10%; 27648 ficaram colocados no ensino universitário e 17266 no ensino politécnico, o que representa um aumento de 2% e 8%, respetivamente.
16% foi quanto aumentou o número de estudantes colocados na sua 1.ª opção.
13% foi quanto aumentou número de estudantes colocados nesta fase em instituições localizadas em regiões de menor densidade demográfica, e um crescendo de 20% nos politécnicos dessas regiões.
A DGES prevê que sejam cerca de 73 mil os novos estudantes a ingressar o ensino superior público no ano letivo de 2017-2018, incluindo cerca de 66,5 mil estudantes nos cursos de licenciatura e mestrados integrados e cerca de 6,8 mil estudantes nos cursos técnicos superiores profissionais (i.e., TESP’s).
Para já, os resultados da 1.ª fase do CNA ao ensino superior público revelam que:
Os resultados da primeira fase do concurso foram divulgados na Internet, às 00h01 de domingo, 10 de setembro, no sítio da Direção-Geral do Ensino Superior, podendo ainda ser consultados através da aplicação ES Acesso, disponível nas plataformas iOS1 e Android2.
E quem entrou numa universidade e vai necessitar de procurar alojamento deve poderar bem as opções disponíveis que poderá consultar aqui.
Apresentamos as chaves para que o estudante possa sobreviver a esta nova fase da vida e entrar com o pé direito no primeiro ano da universidade.