Sabes o que é a realidade imersiva?
A realidade virtual, a realidade aumentada e o vídeo a 360 graus são as novas ferramentas de apoio à educação por meio das Novas Tecnologias

Pode pesquisar por: universidades, curso, áreas de interesse, localização...
A realidade virtual, a realidade aumentada e o vídeo a 360 graus são as novas ferramentas de apoio à educação por meio das Novas Tecnologias
Com a aprendizagem imersiva já pensaste que podes no mesmo dia visitar o Ártico e o deserto do Saara? Esta inovadora forma de aprender também permite que qualquer nova terapia, design de produtos ou efeito psicológico possam ser testados em ambientes virtuais controlados.
Com a aprendizagem imersiva os pilotos podem simular uma experiência de voo muito próxima da realidade, os estudantes podem ter acesso a atlas anatómicos para ser explorados em 3D ou realizar como teste cirurgias complexas na realidade virtual. Na área da arquitetura os estudantes podem visitar os edifícios que estão a projetar e na comunicação social simular entrevistas a uma personalidade famosa como se tudo estivesse a acontecer na realidade.
Modifica-se assim a perspetiva do estudante que passa de espectador a participante.
O processo de ensino e aprendizagem está a mudar com este novo conceito conhecido como realidade imersiva, em que quem está a aprender tem um papel muito mais interativo.
Aprender ao mesmo tempo que se colocam os conhecimentos em prática facilita a assimilação de uma forma natural e facilita a memória.
Trata-se de uma técnica de formação baseada na experiência que consiste em transformar uma aprendizagem num enredo protagonizado pelo estudante, que é convidado a viver um mundo paralelo à sua vida quotidiana. Uma experiência imersiva pode ter como cenário uma situação da vida real, como um vendedor que está a treinar como convencer alguém a adquirir um serviço ou produto.
Que benefícios pode trazer a aprendizagem imersiva para os estudantes? Fica a conhecer 4 vantagens.
A aprendizagem imersiva envolve os formandos num contexto disruptivo que provoca um conjunto de emoções. O grau de envolvimento de quem está a aprender favorece a assimilação espontânea de novos comportamentos. De acordo com vários estudos recentes esta técnica permite uma retenção de 90% da informação transmitida, sendo que nos formatos tradicionais é de apenas 10 a 20 por cento.
Como os conhecimentos se compreendem mais rápido os resultados podem ser obtidos em menor tempo.
O que experimentamos conseguimos recordar por mais tempo e com maior clareza do que as noções ou histórias que outra pessoa nos conta.
As experiências de aprendizagem imersiva permitem aumentar os tempos de atenção dos estudantes e facilitar o trabalho em equipa.
A criação de novas experiências e aprendizagens imersivas têm possibilitado inovação educativa em cenários que permitem uma assimilação de conteúdos única.