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4 dicas para evitar a tensão no pescoço ao usar o tablet

      
Dói-te o pescoço quando usas o tablet? Se sim, é porque não estás a adoptar a melhor postura
Dói-te o pescoço quando usas o tablet? Se sim, é porque não estás a adoptar a melhor postura
  • Faz paragens a cada 15 minutos quando estiveres no tablet
  • Evita estar com o tablet no colo e usa antes uma mesa de apoio
  • O pescoço fica muito mais dobrado quando usas o tablet do que quando estás no portátil

Usar o tablet não deveria provocar dor no pescoço, mas para a maioria das pessoas é realmente o que acontece. E o pior é que o desconforto não fica por aqui, mas acaba por provocar também dor nos ombros e costas.

Porquê? Os tablets são tão leves e fáceis de manusear que facilmente nos colocamos numa posição demasiado descontraída, muitas vezes com as costas encurvadas, o que poderá penalizar aquelas áreas do corpo.

Encontra a melhor posição para o uso do tablet

O uso do tablet tem disparado um pouco por todo o mundo. Com o computador portátil a tendência é que fiquemos sentados para escrever, mas com o tablet é bem provável que o utilizador possa ficar sentado com o equipamento apoiado no colo ou até deitado.

Por tentativa e erro poderás encontrar posições com o tablet que funcionem para ti, mas já existe um estudo que te pode ajudar a decidir sobre a melhor forma de usares esta tecnologia.

O Dr. Jack Dennerlein e os seus colegas da Escola de Saúde Pública de Harvard desenvolveram tecnologia para resolver o problema, usando um sofisticado sistema de infravermelhos para análise de movimentos 3D detetaram como diferentes posições de segurar o tablet afetam o corpo.

O grupo de investigadores pediu a 15 utilizadores de tablet experientes para executar várias tarefas num iPad ou um Xoom. Cada voluntário navegou na Internet, respondeu ao e-mail, divertiu-se com jogos e assistiu a um filme com o tablet no colo e numa mesa em diferentes ângulos.

Usa o tablet com o apoio de uma mesa

Os pesquisadores concluíram que tanto usar o tablet sem apoio ou colocado sobre uma mesa tem o mesmo efeito: faz o pescoço dobrar-se muito mais do que trabalhar com um computador desktop ou notebook. Uma dica, a equipa de Harvard considera que no caso do tablet facilita mais a postura tê-lo apoiado sobre uma mesa.

O Dr. Dennerlein deixa vários conselhos para aliviar a tensão do pescoço enquanto estiveres com um tablet: colocar sobre a mesa, não em cima das pernas ou outra parte do corpo, mover as mãos, o corpo e levanta-te quando puderes, usa um acessório para prende-lo num ângulo de visualização confortável e faz uma pausa a cada 15 minutos.



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