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O que é o Agil Marketing?

      
O marketing ágil procura soluções para os problemas em tempo real
O marketing ágil procura soluções para os problemas em tempo real
  • O marketing ágil procura realizar ações de marketing com o menor custo possível no menor período de tempo.
  • Tirar partido das oportunidades que o ambiente digital encerra exige uma agilidade extra e as startups estão a utilizar as potencialidades desta estratégia.
  • Com o marketing ágil os planos semestrais e anuais deixam de fazer sentido, na medida em que as ações estão em constante evolução.

Economizar tempo, minimizar os recursos e duplicar os resultados é o sonho de qualquer profissional de marketing que se preze. No entanto, esta capacidade nasce com a pessoa ou pode ser treinada? Na maioria dos casos, a agilidade pode ser trabalhada. E em marketing, em particular, há uma tendência que procura as chaves para esta questão: o marketing ágil.

O que é o marketing ágil?

É a disciplina que pretende alcançar as estratégias empresariais para responder de forma mais rápida a qualquer pergunta e encontrar as soluções mais eficazes.

O marketing ágil pode também ser definido como uma metodologia escalável para realizar ações de marketing com o menor custo possível no menor período de tempo, o que é uma estratégia realmente interessante para os empreendedores e as suas startups.

A metodologia ágil nasceu da ideia de 17 programadores que, insatisfeitos com os processos e formatos de entrega da época, desenvolveram um manifesto que prioriza:

  • Indivíduos e interações muito mais do que processos e ferramentas;
  • Software em funcionamento mais do que documentação abrangente;
  • Colaboração com o cliente mais do que negociação e contratos;
  • Responder e reagir a mudanças mais do que seguir um plano.

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Marketing ágil versus Marketing tradicional

O marketing ágil distingue-se do marketing tradicional, que está mais familiarizado com reflexões, estudos, planeamento e análise. A nova tendência chegou para alterar os esquemas pré-estabelecidos e pode mesmo criar aversão a um plano de marketing anual ou semestral, porque toda a sua estratégia funciona para construir processos em constante evolução.

Propostas como um plano de Inbound Marketing de seis meses ou um plano de divulgação da marca em redes sociais ao longo do ano deixam de fazer sentido.

Ágil, no contexto de marketing, significa usar os dados e as análises para obter continuamente oportunidades promissoras ou soluções para os problemas em tempo real. Assim surge a possibilidade de implantar testes rapidamente, avaliar os resultados e repetir estratégias sem perder tempo.

Em grande escala, uma organização de marketing ágil de alto desempenho pode executar centenas de campanhas em simultâneo e várias novas ideias todas as semanas.

Muitas empresas pensam que estão a desenvolver estratégias de marketing ágil porque conseguiram minimizar alguns processos ou porque simplesmente aprenderam a usar equipas multifuncionais. Mas quando se investiga mais a fundo o caminho que está a ser seguido, descobre-se que são obtidos benefícios apenas a curto prazo.

Como executar o marketing ágil

Existem vários pré-requisitos para que o trabalho do marketing ágil funcione. Qualquer empresa deve ter uma ideia objetiva e transparente do que pretende obter com esta iniciativa. E, para isso, deve ter dados suficientes e análises, que devem ser lidos de forma flexível e sempre em evolução, bem como o tipo certo de infra-estrutura de tecnologia de marketing.

Nunca se esqueça também que o elemento mais importante para qualquer processo são as pessoas. Se possui um pequeno grupo com talento os processos poderão ser agilizados, especialmente se possuem diferentes competências tanto a nível interno como externo.



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