Os cursos mais procurados em 2017
Quais foram os cursos mais procurados em 2017 e com uma média de entrada mais alta? Na ribalta estão as engenharias e não pode faltar a medicina

Pode pesquisar por: universidades, curso, áreas de interesse, localização...
Quais foram os cursos mais procurados em 2017 e com uma média de entrada mais alta? Na ribalta estão as engenharias e não pode faltar a medicina
Medicina é agora o quarto curso com a média mais alta, o que constitui uma mudança, uma vez que desde que existe o atual modelo de ingresso no ensino superior, que remonta a 1998, este curso ocupava sempre o primeiro lugar. Os candidatos a médicos foram destronados, pelo segundo ano consecutivo pelos jovens que sonham com a Engenharia Aeroespacial. O curso do Instituto Superior Técnico de Lisboa apresentou a média mais alta em Portugal com 18,80.
Os cursos mais procurados – segundo os resultados da primeira fase de candidaturas ao ensino superior - estão atualmente vocacionados para esta área. Em segundo lugar ficou a Engenharia Física Tecnológica, também do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, com uma média de candidatura de 18,75 valores.
No terceiro lugar do pódio dos cursos mais difíceis encontra-se a Engenharia e Gestão Industrial, da Universidade do Porto, com 18,42, logo seguida da Medicina (18,33) e da Bioengenharia (18,28).
Mas afinal o que se estuda nestas licenciaturas de média tão elevada? Conheça em detalhe o plano de estudos dos 3 cursos mais procurados em Portugal.
A licenciatura em Engenharia Aeroespacial, do Instituto Superior Técnico, é uma síntese das tecnologias avançadas que distinguem o século XX dos que o precederam, e que se encontram concretizadas em vários tipos de veículos, como aeroplanos, helicópteros, aeronaves robotizadas, foguetões e satélites. Este curso habilita o Engenheiro Aeroespacial a intervir em todas as fases do ciclo de vida de um veículo, desde a concepção e projecto, até à operação e manutenção, passando pelos ensaios e fabricação.
É constituída por 10 semestres dividida em 5 anos. Ao abrigo de um convénio bilateral com a Sup’Aero - École Nationale Supérieure de l'Aeronautique et de l'Espace (Toulouse) é possível obter em mais um semestre, ou seja, 5 anos e meio, também o diploma da SupAero.
O Departamento de Física do Instituto Superior Técnico criou a Licenciatura em Engenharia Física Tecnológica tentando corresponder a um ensino de excelência que faça justiça à tradição da universidade. Esta formação oferece uma combinação única de Física, Engenharia e Tecnologias Avançadas. Os seus licenciados adquirem uma formação sólida que lhes garante capacidades de trabalho e inovação, e lhes fomenta atitudes de liderança e empreendedorismo.
Os licenciados em Engenharia Física Tecnológica têm amplas competências que lhes permitem a participação competitiva num mercado abrangente e flexível de saídas profissionais.
Após a licenciatura, cerca de 70% dos alunos desta licenciatura prosseguem os estudos em programas de Pós-graduação em Física, Engenharias e Gestão, nas melhores universidades do mundo, integrando laboratórios de investigação e departamentos universitários na Europa e nos Estados Unidos.
O Mestrado Integrado em Engenharia Industrial e Gestão, da Faculdade de Engenharia, da Universidade do Porto, foi distinguido com a marca de qualidade internacional EUR-ACE. Este certificado reconhece os altos padrões de qualidade do curso, assim como o cumprimento dos requisitos educacionais para cursos de mestrado em Engenharia.
A formação é constituída por disciplinas de base em Matemática e Física, disciplinas tecnológicas na área da Engenharia Mecânica, e disciplinas de Gestão. Muitas disciplinas envolvem a realização de trabalhos individuais e em grupo com uso de ferramentas informáticas muito variadas.
Nos últimos anos, os estudantes têm acesso a programas de intercâmbio internacional, particularmente na Europa e no Brasil. O curso termina com um projeto individual de dissertação, que normalmente é realizado numa empresa em Portugal, na Europa ou em outros países.
São as engenharias que mais despertam o interesse dos melhores alunos portugueses que procuram trabalhar em setores altamente especializados onde se esperam bons níveis de remuneração.
A cosultora Michael Page apresenta as perspetivas salariais para 2018. Saiba quais são as carreiras com o salário anual mais elevado para este ano.