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5 competências para dominar o marketing digital

      
Conseguir diferenciar-se é hoje fundamental para todos os profissionais do marketing digital
Conseguir diferenciar-se é hoje fundamental para todos os profissionais do marketing digital
  • Os melhores profissionais de marketing digital sabem que a capacidade de acompanhar as mudanças permanentes do setor é fundamental.
  • No marketing não basta apenas estar atento aos dados quantitativos, obtidos por exemplo através do Google Analytics, é necessário seguir igualmente dados qualitativos.
  • O foco nos objetivos é igualmente essencial para o especialista de marketing digital de modo a que possa concretizar da melhor forma as estratégias.

O estudo da OCDE “Novos mercados, novos empregos” indica que nos últimos anos as plataformas da Internet surgiram como os principais atores da economia digital, proporcionando novos mercados digitais de informação, bens e serviços.

Os profissionais do Marketing Digital ganharam novas possibilidades de emprego, mas há cada vez mais pessoas com vontade de trabalhar nesta área. Existe apenas uma solução para obter melhor posições: marcar a diferença e destacar-se dos outros especialistas na área. Mas como seguir pelo melhor caminho? Conheça 5 habilidades essenciais para diferenciar-se no marketing digital.

1. Adaptar-se rapidamente às mudanças

O marketing digital é a indústria das mudanças. Novidades, tendências, transformações acontecem a grande velocidade e um especialista em marketing digital deve ter flexibilidade para se adaptar às novidades como as alterações nas funcionalidades do Facebook ou uma mudança nos instrumentos de análise, entre muitas outras. Para que esta adaptação seja bem-sucedida, o desejo de aprender é fundamental.

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Se não é apaixonado por marketing digital, então deve pensar em dedicar-se a outra área. A paixão leva-o a ler relatórios estatísticos, acompanhar tendências, estudar documentos e livros de importância no mercado. Para ficar atualizado, é necessário que se dê ao trabalho de descobrir quais são os principais sites de marketing digital, como por exemplo o Social Media Examiner ou o PPC Hero, e quais as pessoas influentes deve seguir nas redes sociais. O profissional da área que não tiver a capacidade de se manter atualizado provavelmente será substituído por outro.

2. Rodear-se de outros grandes profissionais

Os melhores profissionais de marketing online têm amplos conhecimentos de uma ou duas áreas específicas. Dos outros temas, adquirem apenas competências básicas. Ou seja, um bom especialista sabe quais são os seus pontos fracos. Mas como contornar as limitações? O segredo é rodear-se de pessoas que se especializaram em áreas do marketing complementares à sua e se está a liderar uma equipa não se esqueça de escolher pessoas que têm competências específicas diferentes. A chave é deixar claro que os bons resultados só podem ser obtidos com esforço de equipa.

3. Ter uma “obsessão” pelas metas

É vital para qualquer profissional de marketing online ter a noção que toda a ação implementada deve estar em sintonia com as metas estabelecidas. No marketing digital estão sempre a aparecer novas ferramentas, novas táticas ou possíveis canais de comunicação digital, mas nem todos estão alinhados com determinados objetivos.

Antes de se lançar a implementar uma conta no Instagram ou Snapchat pergunte-se por que deve usá-los. Aproveite o tempo necessário para analisar os benefícios e riscos que incorreria ao aplicar esta ou aquela iniciativa. O raciocínio típico "todos estão a usar" é insuficiente para decidir apostar na presença social de uma marca.

4. Adotar o poder de storytelling (contar histórias)

Em primeiro lugar terá que entender a história que está associada à sua marca, o que implica saber o que pensam funcionários, parceiros, clientes e potenciais clientes. Depois de ter apurado esta informação de forma clara, utilize o poder do storytelling para influenciar a percepção da sua marca.

Os podcasts (arquivos de áudio ou vídeo que podem incluir textos como legendas ou notas) serão grandes aliados, porque permitem com maior facilidade uma ligação emocional ao público. As pessoas nunca esquecem o que uma marca os fez sentir.

Todos os esforços de marketing digital devem estar concertados para construir a história global da marca: desde uma campanha de marketing por e-mail, passando pela publicação de um tweet ou de um post no Facebook, até a assinatura de um boletim informativo. 

5. Estar atento aos dados quantitativos e qualitativos

Nunca foi tão fácil obter dados estatísticos sobre cada uma das ações realizadas no marketing digital. Hoje existe a oportunidade de conhecer com profundidade clientes ou potenciais clientes. Já não existem justificações como "tentámos essa abordagem, mas não funcionou". Tudo é demonstrado com números.

Mas cuidado! Os melhores profissionais do marketing digital sabem que não bastam apenas dados quantitativos (números). É insuficente ficar obcecado com o Google Analytics e o crescimento de seguidores ou a taxa de participação. É necessário ter também atenção aos dados qualitativos, que derivam dos comentários dos clientes ou conversas online.



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