É possível regenerar os neurónios?

Um estilo de vida saudável ajuda à regeneração dos neurónios
  • Alguns estudos sugerem que os processos de neurogénese adulta podem ser estimulados.
  • Os exercícios de corrida ou resistência revelam-se como uma prática adequada para a produção de neurónios.
  • Apostar na dieta mediterrânica também vai ajudar a manter o cérebro saudável.

Durante décadas, foi uma verdade assumida por todos: o ser humano nasce com um número finito de neurónios que se vão degradando e nunca são substituídos. A vida deu a cada um de nós um pacote fechado dessas células, que deveria ser cuidado com responsabilidade.

Mas nenhuma verdade é absoluta: a ciência teve o cuidado de provar que a produção de neurónios também é uma realidade em outras idades e momentos do ciclo de vida, não apenas durante o estágio embrionário. É o processo conhecido como neurogénese adulta. O cérebro fabrica novos neurónios que completam os que cada um desenvolveu pela fusão do espermatozóide e óvulo dos pais. E põe-os a funcionar.

Gostavas de estudar Ciências da Saúde?

Procura cursos na Universia

Mas a mudança de paradigma não se limita a uma nova verdade já provada. Alguns estudos sugerem que os processos de neurogénese adulta podem ser estimulados e reforçados, assumindo determinados hábitos e rotinas.

Embora existam opiniões opostas sobre quando, porquê e com que intensidade esses processos de produção são desencadeados, dezenas de investigações comprovaram que através da dieta, do exercício e até mesmo da prática sexual, é possível promover a neurogéne.

5 hábitos que promovem a criação de neurónios

Sandrine Thuret, neurocientista do King's College de Londres, é uma das principais investigadoras de neurogénese do mundo. Ela sustenta que o hipocampo continua a criar neurónios que são fundamentais para os processos de aprendizagem e memória ao longo da vida.

Thuret também aponta, com os seus estudos, que estes processos podem ser reforçados pela adoção de estilos de vida saudáveis. E as suas conclusões cruzam-se com as de muitas outras análises que aprofundam estas diretrizes:

Exercício aeróbico

Cientistas da Universidade de Jyväskylä, na Finlândia, descobriram que é uma das técnicas mais adequadas para aumentar a neurogénese. Os exercícios físicos de corrida ou resistência revelam-se como uma prática adequada, embora como ponto de partida seja suficiente caminhar a bom ritmo durante 30 minutos, cinco dias por semana.

Alimentação

Apostar na dieta mediterrânica e planos hipocalóricos parece ser, mais uma vez, uma decisão mais do que acertada. Chá verde, uvas vermelhas e alimentos ricos em antioxidantes também devem ser incluídos na dieta habitual devido aos efeitos positivos para prevenir a degeneração celular.

Sexo

O estudo publicado pela National Library of Medicine descobriu que o hipocampo produz novos neurónios quando o corpo é exposto à prática de sexo de forma continuada,melhorando assim a função cognitiva.

Stresse e ansiedade sob controlo

É também um fator determinante para o bom funcionamento do cérebro, para a manutenção da plasticidade neuronal e para a promoção de processos de neurogénese mais relevantes. Assim, cientistas da Universidade de Oregon sugerem que a meditação, entendida como um exercício que controla e elimina a tensão, é uma prática que desencadeia a produção de novos neurónios na idade adulta.Em conclusão: alguns minutos por dia para deixar a mente em branco ajudará o cérebro a curto, médio e longo prazo.

Mente sempre ativa

A aprendizagem facilita as conexões entre as diferentes áreas do cérebro e por isso é o segredo para que este resista à deterioração.

É muito importante cuidar dos neurónios. O álcool e as drogas matam neurónios, tal como o tabaco, a poluição ou qualquer elemento que afete negativamente o sistema nervoso. A falta de exercício mental ou solidão também são inimigas do cérebro.

Biotecnologia: A medicina do futuro

A Biotecnologia é atualmente um dos setores profissionais com maior previsão de crescimento no mercado de trabalho.

Inscreva-se e conheça as melhores carreiras universitárias