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Quais são os principais obstáculos de um sistema de ensino adaptável?

      
O ensino adaptável molda-se às necessidades e ritmo de cada aluno, mas ainda existem alguns obstáculos para ultrapassar
O ensino adaptável molda-se às necessidades e ritmo de cada aluno, mas ainda existem alguns obstáculos para ultrapassar
  • O ensino adaptável molda-se às necessidades e ritmo de cada aluno.
  • A formação torna-se mais efetiva e o abandono escolar reduz-se devido a uma frustração causada por um sistema homogeneizado.
  • Os sistemas de ensino adaptável armazenam e analisam dados para personalizar os conteúdos aos estudantes.

tecnologia está a mudar a forma de ensinar e aprender, mas provavelmente não há uma tendência mais popular neste momento do que a educação adaptável.

O desenvolvimento das Novas Tecnologias e computadores, a ampliação da capacidade de conexão, o desenvolvimento de novas ferramentas informáticas, ambientes e aplicações web possibilitam um maior desenvolvimento do ensino adaptável, mas ainda existem alguns obstáculos a ultrapassar.

Mas afinal o que é o ensino adaptável?

É um método educativo que utiliza os computadores como dispositivos para o ensino interativo de modo a adaptar o ritmo de aprendizagem e as ferramentas de ensino às necessidades específicas de cada aluno.

Ou seja, os computadores adaptam a apresentação do material educativo de acordo com as necessidades de aprendizagem dos estudantes, como indicam as suas respostas às perguntas, tarefas e experiências.

E quais os principais obstáculos?

Entre a população mundial existe um acesso desigual à Internet e tecnologia. Por este motivo a brecha digital é um obstáculo objetivo para o ensino adaptável, na medida em que reproduz as diferenças e distâncias entre ricos e pobres, entre os que têm acesso à cultura e os que não têm.

As pessoas que tradicionalmente estão afastadas de um maior acesso à cultura e ensino por pertencerem a classes sociais carenciadas mantêm um forte atraso na conetividade à Internet, o mesmo acontecendo com os países mais pobres, que têm um longo caminho a percorrer para introduzir as novas tendências do ensino adaptável que é feito à medida de cada estudante.

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Um outra barreira está relacionada com o facto dos professores de disciplinas do âmbito das humanísticas ou ciências sociais estarem menos recetivos a utilizar este tipo de ensino do que os das ciências exatas, como referem vários especialistas do tema.

Existem também alguns obstáculos relacionados com as próprias instituições de ensino, que podem não estar disponíveis para apostar nos equipamentos e softwares adequados, na medida em que implicam gastos financeiros. A própria organização do ensino pode dificultar o processo de aprendizagem personalizada, porque as universidades elaboram os próprios guiões didáticos e por vezes os docentes podem não ter muita liberdade para alterar o caminho traçado.

É necessário também que os professores, sendo nativos digitais ou não, usem as plataformas educativas de ensino adaptável, conhecendo com profundidade o seu funcionamento. Ainda é comum que os professores ignorarem boa parte das funções do ambiente virtual o que limita o desenvolvimento das Novas Tecnologias aplicadas ao ensino.

O mesmo acontece com os alunos que, não estando familiarizados com as plataformas educacionais, podem ter reticências no seu uso em condições reais ou não se atrevem a encontrar utilizações diferentes.

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