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Quais são os melhores alimentos para a concentração nos exames?

      
Os especialistas em nutrição dizem que comer bem pode fazer diferença no rendimento escolar
Os especialistas em nutrição dizem que comer bem pode fazer diferença no rendimento escolar
  • Os especialistas em nutrição consideram que uma boa alimentação pode ajudar a um maior redimento escolar.
  • Comer alimentos integrais, nozes e bagas pode ajudar a estudar com mais concentração.
  • A hidratação é também fundamental. Não te esqueças de beber muita água.

É tempo de revisão para exames e dissertações. A pressão aumenta e é importante utilizar todas as estratégias para melhorar a memória e aumentar as notas. Os especialistas em nutrição dizem que comer bem pode fazer diferença no rendimento escolar. Que alimentos e bebidas para estimular o cérebro recomendam?

Que quantidade de cafeína é excessiva?

O café, o chá verde e as bebidas energéticas são os principais ingredientes para quem está toda a noite a estudar. Mas que quantidade de cafeína pode tornar-se excessiva?

“A cafeína - particularmente o café - pode ter inúmeros benefícios que se estendem à saúde cardiovascular, à sensibilidade à insulina, à prevenção do diabetes tipo 2 e à ação como um potente antioxidante”, diz o terapeuta nutricional Daniel O'Shaughnessy. “No entanto, enquanto a cafeína pode tornar-te mais alerta, certos indivíduos podem desenvolver uma tolerância, o que significa que o efeito é de curta duração. A cafeína também pode aumentar o açúcar no sangue e, eventualmente, levar a depressões.”

"Também vale a pena ter em mente que as pessoas reagem de maneira diferente à cafeína", diz o terapeuta nutricional Joanne Crovini. Tem o potencial para aumentar os níveis de cortisol, a hormona do stress. "Algumas pessoas podem bebe-la à meia-noite e ir direto dormir, enquanto outras ficam com sentimentos de ansiedade depois de uma pequena quantidade."

A maioria dos adultos pode tolerar doses únicas de cafeína até 200 mg e uma ingestão diária de até 400 mg sem quaisquer preocupações, diz a cientista de nutrição Sarah Coe; Uma caneca de café instantâneo é de cerca de 100mg e uma chávena de chá é de 75mg de cafeína. "Lembra-te que as bebidas energéticas e alguns refrigerantes contêm cafeína também, e o café na rua pode ser mais forte do que o café feito em casa".

É melhor parar de beber cafeína às 14:00 e tomar no máximo duas chávenas de café ou equivalente por dia, mas esteja ciente da tua própria reação a ele, acrescenta Crovini.

Integrais

Os alimentos integrais afastam a fome. Exemplos incluem papas de aveia e pão integral. Crovini explica que combinar o integral com proteína ajudará a manter os níveis de açúcar no sangue equilibrados, o que é essencial para o humor e a concentração.

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Nozes e bagas

As bagas e nozes são um lanche conveniente que contêm um impacto nutricional. “Os mirtilos, como muitas frutas e vegetais de cores escuras, têm um alto teor antioxidante, que protege o cérebro de danos oxidativos e diminui o declínio relacionado à idade”, explica Crovini. As bagas congeladas geralmente são baratas, duram mais e não perdem os seus nutrientes quando são congeladas. Menos saudáveis são as nozes aromatizadas e revestidas, que contêm óleo, sal e açúcares adicionados.

Esquece os suplementos

Os médicos geralmente recomendam tomar suplementos vitamínicos para completar os nutrientes que precisas - mas estes podem ser caros. Felizmente, não são a única opção. "Os alimentos devem sempre vir antes dos suplementos e a chave para obter o máximo de nutrientes é comer uma dieta o mais variada possível, com muitas cores diferentes", diz Crovini. "Usa frutas congeladas e vegetais verde-escuros como a couve-lombarda, com preços razoáveis."

Chocolate negro

O chocolate negro tem um efeito moderado no aumento do fluxo sanguíneo e na redução da pressão sanguínea, devido ao conteúdo de polifenol, diz Crovini. "É também uma boa fonte de magnésio, que é um mineral essencial para o relaxamento".

Recomenda-se escolher chocolate que seja 80% ou mais constituído por cacau para evitar efeitos negativos nos dentes, pele e peso. Quanto mais escuro o chocolate, menos açúcar contém.

Água

Um estudo recente da Universidade de East London e da Universidade de Westminster descobriu que estar hidratado pode aumentar a atenção em quase 25%. "Descobriu-se que beber até mesmo uma quantidade muito pequena de água (25 ml) resultou em melhor desempenho num teste de atenção", diz Caroline Edmonds, co-autora da pesquisa. Beber 300 ml melhora o desempenho da memória e pode melhorar o humor também.

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