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Como citar autores nos trabalhos da Universidade

      
As ideias de outras pessoas devem estar sempre adequadamente citadas e documentadas
As ideias de outras pessoas devem estar sempre adequadamente citadas e documentadas
  • Nas teses ou outros trabalhos académicos é fundamental indicar claramente que ideias são próprias e quais são de outras fontes.
  • O plágio é uma grave ofensa à ética académica e profissional. Nunca deve ser um recurso do estudante.
  • Zotero, BibMe, EasyBib e CiteULike são exemplos de gestores online que podem ajudar nas citações.

As ideias de outras pessoas devem estar sempre adequadamente citadas e documentadas. A forma de citar os diferentes tipos de fontes consultados rege-se por normas internacionais estabelecidas. Entre elas, uma das mais comuns é a utilização das normas do manual de publicação APA (American Psichological Association).

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Se és um aluno empenhado nos estudos já deverás saber que é fundamental indicar claramente que ideias são próprias e quais são de outras fontes, quer estejam citadas literalmente, parafraseadas ou resumidas.

Ao respeitar esta lógica demonstra-se respeito pelo trabalho dos outros e reconhece-se o valor destes na elaboração das ideias próprias. A inclusão de citações e a consequente inserção de uma lista de referências bibliográficas no final do trabalho, a que geralmente se chama bibliografia, demonstra que o estudante se informou e investigou vários autores sobre o tema.

Formatos

Existem três normas básicas para incorporar ideias dos outros nos trabalhos académicos:

1)    Citação direta

Trata-se de uma reprodução exata do texto original.

2)    Parafrasear

O autor do trabalho explica numa ideia concreta o pensamento da outra pessoa com as suas próprias palavras e não com as do texto original

3)    Resumo

Consiste na exposição abreviada das ideias principais que aparecem publicadas em outro trabalho

Métodos para citar bibliografia

Os elementos que devem ser incluídos numa referência bibliográfica são por norma os mesmos para todos os tipos de documentação e estilos de citação, embora a ordem pela qual são apresentados possa variar conforme o método escolhido.

Exemplo da apresentação de referências bibliográficas adaptado a partir da APA:

LIVRO: Último nome do autor, Primeira inicial. (Ano da publicação). Título do livro. Informação adicional. Nº da edição, Editora. Cidade da publicação.

ARTIGO EM REVISTA PERIÓDICA: Último nome do autor, Primeira inicial. (Ano da publicação). Título do artigo. Título do Periódico, Volume: 1ª página-última página.

PUBLICAÇÃO PERIÓDICA ON-LINE: Autor, A.A., Autor, B.B. e Autor, C.C. (2000). Título do artigo. Título do Periódico. Acedido em: dia, mês, ano, em: URL.

Esta é apenas uma sugestão, no Word podem ser colocadas citações de acordo com diferentes estilos para além do APA, como o MLA e Chicago, e existem sites que podem ajudar a fazê-lo de forma automática. Fica a conhecer alguns gestores de referências bibliográficas que poderás encontrar online:

Zotero

O Zotero é uma ferramenta de código aberto que ajuda a reunir, organizar, analisar pesquisas e partilhar documentos. Apresenta a possibilidade de armazenar o autor, o título, os campos de publicação e exportar todas as informações como referências formatadas. É capaz de extrair e salvar automaticamente referências bibliográficas completas.

BibMe

BibMe é um gestor automático de referências bibliográficas que suporta os formatos MLA, APA e Chicago. Outros estilos são alimentados pelo Citation Style Language, sob uma licença CC-BY-SA. Esta plataforma aproveita os bancos de dados externos para preencher rapidamente as informações de referência. O BibMe formata as informações e reúne a bibliografia de acordo com as diretrizes dos manuais de estilo.

EasyBib

O EasyBib é uma plataforma intuitiva que fornece ferramentas de citação, anotações e pesquisa de forma rápida, precisa e completa para ajudar professores e alunos a serem eficazes e organizados.

CiteULike

É um site gratuito que ajuda a armazenar, organizar a partilhar os documentos académicos que estás a ler. Quando encontras um documento na Web que te interesse basta adicionar à tua biblioteca pessoal com um simples clique. O CiteULiKe extrai automaticamente os detalhes da citação para que não precises de te preocupar em escrever.

Existem casos em que não é necessário usar citações, por exemplo quando o autor de uma tese ou outro trabalho académico utiliza dados ou ideias muito conhecidas de todos, ou seja, do domínio comum. Se vais entrar no próximo ano letivo na universidade, anota desde já as regras para as citações e guarda alguns conselhos para te adaptares à nova fase da tua vida.

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