Notícias

Como atrair a atenção de um nethunter para encontrar emprego

      
Manter nas redes sociais informações atualizadas e criativas é uma forma de chamar a atenção dos nethunters
Manter nas redes sociais informações atualizadas e criativas é uma forma de chamar a atenção dos nethunters
  • A gestão da marca pessoal nas redes sociais é de extrema importância para atrair a atenção dos nethunters.
  • Os caça talentos procuram profissionais qualificados na Internet, onde a oferta destes perfis é ampla e diversificada.
  • Marcar a diferença é por isso o segredo para chamar a atenção destes intermediários laborais de élite. 

Escolher as ferramentas mais adequadas para divulgar a marca pessoal, manter nas redes sociais informações atualizadas, inovadoras, criativas, não mentir na informação e estar ativo são algumas das recomendações para os candidatos a um emprego que querem entrar na órbita dos nethunters.

Mas afinal como nasceu o termo nethunter?

O headhunting é uma técnica de seleção de profissionais que tem a sua origem na década de 50 do século passado nos Estados Unidos. Foi nesta país que deram os primeiros passos algumas agências que mais tarde formaram as atuais empresas de referência internacional de headhunters.

Este método foi inicialmente utilizado para recrutar gestores seniores e depois como uma ferramenta para procurar perfis difíceis de encontrar ou com caraterísticas muito específicas.

Para descobrir talentos, era necessário ter uma ampla rede de contatos e ser bem relacionado nos ambientes de negócios, mas como em muitas outras áreas, a Internet veio reduzir os tempos de pesquisa e transformar as formas de encontrar estes perfis.

Procuras emprego?

Pesquisa na Universia

O nethunting refere-se à procura de talentos na Internet através de redes profissionais e sociais, seguindo a chamada impressão digital dos perfis que podem ter interesse para determinadas vagas.

Por isso, é muito importante aprender a cuidar e valorizar a nossa marca pessoal para nos transformarmos num perfil atraente para este tipo de recrutadores.

Dar visibilidade máxima ao perfil nas redes sociais

Para ter efeito e captar a atenção dos nethunters, devemos saber como mostrar as nossas capacidades e dar visibilidade máxima ao nosso perfil na Internet através do uso de redes profissionais ou sociais. Neste último caso devemos selecionar com todo o cuidado o que é partilhado e diferenciar o pessoal do profissional.

Para atrair a simpatia dos nethunters podemos também apostar em criar o nosso próprio blog. É importante ser ativo e dar a conhecer as nossas competências. Por exemplo, se trabalhamos na área do jornalismo económico podemos ter um site que se dedica precisamente a estas matérias ou se somos fotógrafos é importante criar um site com o nosso portfólio.

Ser uma referência no setor profissional

É imprescindível fornecer informações e conteúdo de qualidade em relação ao setor profissional ao qual estamos dedicados. Desta forma, mostrarmos aos recrutadores que estamos atualizados com as novas tendências e mudanças que ocorrem no nosso ambiente profissional.

Com a criação e manutenção de uma rede adequada de contatos relacionados a nossa profissão ou área de estudo, podemos conseguir um perfil de referência e facilmente identificável. E o que podemos a ganhar com isso? A probabilidade de sermos mais facilmente recomendados para um projeto ou oportunidade profissional sobe exponencialmente. 

A nossa marca no ambiente digital e como interagimos contribui para chamar a atenção dos caça talentos e dar informações valiosas sobre quem somos profissionalmente. Cuida da tua imagem digital.

6 formatos originais para fazer o CV e conseguir o trabalhado desejado

Ebook: 6 formatos originais para fazer o CV

Muitas vezes pode ser complicado descobrir a melhor forma de criar um CV criativo e por isso criámos este e-book que pretende ser um guia para quem quer apostar tudo na procura de trabalho.

Inscreva-se e baixe este eBook gratuitamente



Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.