Os cinco desafios mais importantes dos estudos em Astrofísica

Os enigmas do universo ainda são vastos, mas a astrofísica pode ajudar a decifrá-los
  • A Astrofísica é uma disciplina que combina as leis da física para entender os fenómenos astronómicos.
  • Os estudantes dos cursos de astronomia e Astrofísica devem conhecer os principais desafios da sua carreira.
  • Alguns dos projetos em que trabalham os investigadores da área podem mudar a forma como compreendemos o universo.

A Astrofísica é a disciplina que estuda a astronomia e os seus fenómenos através dos conhecimentos da Física. Mediante as leis desta última explica-se o comportamento e as propriedades dos diferentes corpos estelares. Em outras palavras, é uma aplicação da Física aos fenómenos da Astronomia.

Este ramo do conhecimento é estudado nos cursos de Astronomia, Física e inclusivamente existem especializações ao nível universitário para quem têm como objetivo aprofundar os conhecimentos na Astrofísica.

Gostavas de estudar Astrofísica?

Procura na Universia

investigação do cosmos cativou há vários anos estudantes e investigadores que procuram descobrir elementos chave na formação do Universo e seu desenvolvimento. Para isso, realizam diferentes investigações e estudos através dos quais compreendem melhor os fenómenos astronómicos.

Gostavas de estudar Astrofísica? Estes são os 5 desafios mais importantes que os estudantes e profissionais desta área devem enfrentar nos próximos anos:

O que torna a Astrofísica apaixonante é que os desafios que enfrenta mudam constantemente à medida que alguns enigmas se resolvem e novas questões voltam a tirar o sono aos cientistas.

Algumas problemáticas mantêm-se há vários anos, como por exemplo a ideia de fazer um mapa da Via da Láctea, detetar galáxias do passado, compreender as ondas gravitacionais ou o magnetismo do sol, entre outras.

Esta carreira implica um árduo trabalho ao nível da investigação como ferramenta principal para elaborar os conhecimentos em que se baseia esta disciplina.

As investigações podem ser realizadas através de laboratórios terrestes, espaciais e inclusivamente virtuais, pelo que as possibilidades para quem gosta desta área são imensas.