Notícias

Realidade aumentada como nova ferramenta para os negócios

      
Os níveis sem precedentes de colaboração digital e a gamificação do trabalho serão permitidos pela tecnologia da realidade aumentada
Os níveis sem precedentes de colaboração digital e a gamificação do trabalho serão permitidos pela tecnologia da realidade aumentada
  • O aumento da realidade personalizada irá dar lugar a um mercado laboral que é menos dependente da localização.
  • Marcas exploram poder da realidade aumentada para conquistar o público.
  • Os consumidores serão capazes de alternar entre uma tecnologia discreta que melhora simplesmente a sua realidade e uma imersão completa noutro mundo.

A realidade é aquilo que percebemos com os nossos sentidos. É aquilo que observamos, processamos e vivemos. A tecnologia já alterou para sempre a forma como vivemos a realidade, mas a denominada realidade aumentada está a dar um controlo muito maior ao consumidor permitindo aos indivíduos mudar o que veem, ouvem e até o que sentem.

À medida que o mundo digital se torna cada vez mais tangível, o valor atribuído aos objetos digitais e físicos está também a ser redefinido. Há uma procura crescente de interações digitais que imitem o contacto com pessoas e objetos em tempo real. Esta realidade está a transformar a natureza da comunicação – e todos os setores serão influenciados pela fluidez com que o talento e as competências podem estar instantaneamente disponíveis noutros países.

A realidade aumentada irá dar lugar a um mercado laboral que é menos dependente da localização. O talento será capaz de operar em diferentes locais do mundo ao mesmo tempo, colaborando de uma forma mais rica e partilhando informações em formatos novos e experimentais.

Procura emprego?

Descubra opções

Reinventar as formas de trabalho

Os níveis sem precedentes de colaboração digital e a gamificação do trabalho serão permitidos pela tecnologia da realidade aumentada. As anteriores formas de trabalho terão de ser revistas e atualizadas, com novas competências necessárias para manter as equipas produtivas e comunicativas num cenário de realidade mista.

A utilização de software ou hardware de realidade aumentada no local de trabalho permanece num nível bastante reduzido em 2018, mas o interesse nas respetivas potenciais aplicações é elevado. Os especialistas preveem que estas tecnologias tenham impacto na vida diária não só das pessoas, mas também das empresas.

Recentes inovações na realidade aumentada

A próxima geração de tecnologias de extensão irá proporcionar no ambiente de trabalho uma nova realidade em que os ajustes virtuais podem ser regulados mediante botões.

Os consumidores serão capazes de alternar entre uma tecnologia discreta que melhora simplesmente a sua realidade e uma imersão completa noutro mundo.

Cada vez mais iremos começar a ouvir o termo "realidade mista" em que os consumidores e profissionais podem interagir confortavelmente com objetos digitais em espaços físicos.

Marcas exploram o poder da realidade aumentada

As marcas já estão a explorar o poder da realidade aumentada para criar experiências personalizadas. Os consumidores irão depender desta tecnologia como uma forma de enriquecer a sua experiência de produtos e serviços.

Em 2017, a M&Ms transformou a Times Square de Nova Iorque numa experiência de jogo de realidade aumentada para lançar um novo sabor do seu produto. Ao utilizar a aplicação Blippar transferível, os utilizadores podiam ter acesso ao jogo "Arcade" que transformava os famosos letreiros da Square em jogos digitais interativos.

A utilização da realidade aumentada pelas marcas e anunciantes tem grandes implicações no espaço publicitário e pode mesmo tornar-se uma parte integrante da caixa de ferramentas do profissional de marketing.



Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.