Qual o peso da genética nos resultados académicos?

Os fatores genéticos influenciam o sucesso escolar
  • Os fatores genéticos influenciam tanto as possibilidades de acesso a uma universidade quanto as realizações académicas.
  • O comportamento humano não é o resultado apenas da natureza ou da educação, mas uma interação complexa de ambos os fatores.
  • As diferenças no sucesso universitário podem ser explicadas, em parte, simplesmente pelo ADN da pessoa.

Como é que as diferenças no DNA podem afetar os resultados académicos? Décadas de investigação mostram que a genética influencia o desempenho académico ao longo do período escolar, incluindo estudos primários, estudos secundários e estudos seguintes. Os estudos que analisaram a influência genética revelaram que o sucesso escolar é aproximadamente 50% hereditário.

Um bom desempenho escolar é a soma de diferentes fatores, entre os quais se incluem a inteligência, a motivação, o apoio familiar, a qualidade dos professores, a capacidade de concentração, a saúde, o bem-estar, a autoestima, o apoio dos colegas, etc. Tem sido demonstrado que muitos destes fatores são parcialmente hereditários.

Da mesma forma, quando pensamos nas razões pelas quais uma pessoa escolhe ir para a universidade, haverá muitos fatores, em parte hereditários, que influenciam essa decisão. Entre esses fatores incluem-se o histórico académico até o momento, o desejo de aprender, o status socioeconómico, a personalidade e as capacidades pessoais. Desta forma, a influência genética na escolha de ir para a universidade reflete a influência genética de todos estes fatores diferentes.

Gostava de estudar genética?

Procure cursos na Universia

Usar Gémeos

Para encontrar a influência genética nas escolhas académicas, é necessário usar um conceito chamado correlação gene-ambiente, baseado na ideia de que os indivíduos são participantes ativos quando se trata de selecionar, modificar e criar ambientes que coincidam com as suas inclinações naturais. Neste sentido, os resultados académicos são mais do que simplesmente acontece com o aluno de forma passiva: um aluno toma decisões sobre a sua experiência universitária (ir ou não à faculdade, onde estudar e o que estudar) que são parcialmente influenciadas geneticamente.

Para estudar a influência genética no sucesso académico, foi usada uma amostra de 3.000 pares de gémeos que fazem parte do TEDS (Early Twins Development Study), com sede no Reino Unido. Mais tarde, perguntamos-lhes sobre as suas decisões acerca dos seus estudos universitários e as suas notas. Também comparamos os resultados de gémeos idênticos e gémeos falsos e chegamos à conclusão de que ambos os tipos de gémeos partilhavam o ambiente na mesma medida, mas o importante é que partilhavam diferentes quantidades de ADN herdado.

Os gémeos idênticos partilham 100% do ADN herdado, enquanto os gémeos falsos partilham 50% (são como irmãos normais que simplesmente nasceram ao mesmo tempo). Se os gémeos idênticos são mais parecidos numa característica particular, como realizações académicas, em comparação com gémeos falsos, então poderíamos dizer que existe uma influência genética.

Em todas as formas nas quais o sucesso académico poderia ser medido verificou-se uma grande influência genética. De fato, até 57% das diferenças entre os indivíduos estavam relacionadas com fatores genéticos.

Natureza versus educação

Neste estudo, descobriram que entre 43% e 54% das diferenças entre as pessoas em termos de sucesso académico na universidade têm relação com o ambiente. No entanto, o interessante é que essas influências ambientais eram antes de tudo "específicas do indivíduo", como podem ser as suas amizades e o status social. O ambiente partilhado, como a casa familiar, parecia ter menos impacto.

O único aspecto que mostrou uma influência substancial no ambiente partilhado foi se os estudantes decidiram ir para a faculdade ou não. Neste caso, o ambiente comum foi responsável por 36% das diferenças em termos de matrícula na universidade, o que sugere que fatores como família ou escolaridade são importantes na decisão de ir para a universidade. No entanto, o que estudar e o sucesso académico podem dever-se a circunstâncias mais pessoais.

10 formas simples de aumentar a capacidade cerebral

Infografía: 10 formas simples de aumentar a capacidade cerebral

Os neurocientistas comprovaram que o nosso cérebro tem a capacidade de mudar. Para que esta transformação seja positiva apresentamos ideias para exercitar a mente e potenciar a capacidade cerebral.