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7-4-8 contra a insónia: a técnica que o fará dormir num instante

      
A técnica 7-4-8 funciona acalmando a mente e relaxando os músculos
A técnica 7-4-8 funciona acalmando a mente e relaxando os músculos  |  Fonte: Shutterstock
  • Sabia que um simples controle da respiração pode fazer com que durma facilmente?
  • A técnica '4-7-8', um exercício de respiração que pode induzir o sono em 60 segundos.
  • Às pessoas que não dormem bem é aconselhado praticar desportos, jantar leve e desligar o telefone.

Dormir é algo natural, quando estamos cansados simplesmente adormecemos. Será que é exatamente assim? Há muitas causas que alteram o nosso descanso e nos impedem de dormir bem, embora as mais comuns sejam o stress, a ansiedade e os maus hábitos que temos quando vamos dormir, como por exemplo, ficar a olhar o ecrã do telemóvel ou não ter um horário fixo para ir para a cama.

O método "4-7-8" não é uma contagem regressiva, embora pareça ser assim pelo seu nome. É uma técnica de respiração para relaxar e adormecer rapidamente criada pelo especialista em sono Dr. Andrew Weil, que afirma que estes exercícios funcionam acalmando a mente e relaxando os músculos.

O que é a técnica 4-7-8?

Nos Estados Unidos, uma técnica chamada 4-7-8 está a começar tornar-se viral em vídeos na internet e sites de lifestyle, técnica essa, que aparentemente faz maravilhas. A criação deste exercício deve-se ao Dr. Andrew Weil, médico da Universidade de Harvard. Para ele, a chave está na respiração.

"Respirar profundamente tem um efeito imediato no nosso corpo e também nos nossos processos mentais ou de pensamento, bem como em melhorar o nosso humor. Somente concentrando-nos na respiração e deixando-a fluir ao seu próprio ritmo se pode chegar a um estado de relaxamento".

Esta é a base da técnica 4-7-8, que procura o relaxamento profundo para dar lugar ao sono. Também está relacionada com o yoga e pranayama, uma técnica ancestral para controlar a respiração.

Como se faz o exercício 4-7-8

A técnica do Dr. Weils é muito simples e consiste apenas em cinco etapas:

  • 1- Expire todo o ar que tem dentro, expelindo-o pela boca com força suficiente para fazê-lo soar.
  • 2- Agora feche a boca e inspire lentamente enquanto conta até 4.
  • 3- Mantenha o ar dentro de si enquanto conta até 7.
  • 4- Expire pela boca com força de forma a que ouça o ar sair do seu corpo enquanto conta até 8.
  • 5- Isto é considerada uma respiração completa. Agora comece de novo até que o tenha feito três vezes.

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A técnica 4-7-8 realmente funciona?

Este método para adormecer em 60 segundos leva vários especialistas a serem céticos sobre uma declaração tão forte, mas a maioria pensa que seria útil se funcionar de forma semelhante à meditação. Basicamente, ajuda as pessoas a acalmarem as suas mentes e a deixarem sair os pensamentos preocupantes, o que torna mais fácil adormecer mais rapidamente, especialmente no caso de não dormir bem por causa do stress.

De acordo com o próprio Dr. Weil, o segredo para o sucesso do exercício 4-7-8 é que necessita ser praticado pelo menos duas vezes por dia, pelo menos dois meses, para aperfeiçoar a técnica até que realmente adormeça num espaço de tempo tão curto quanto um minuto. A partir do momento em que tenha dominado esta técnica, de acordo com este especialista, vai tornar-se cada vez mais eficaz. Em breve, ir para a cama será tão simples quanto respirar fundo.



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