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5 características para ser um freelancer de sucesso

      
Fonte: Shutterstock
Trabalhar como freelancer é uma atividade que pode ser desenvolvida dentro de diversos setores profissionais. No entanto, é preciso saber algumas informações básicas para conseguir lidar com este tipo de rotina de trabalho. A seguir, conheça os pontos a que deve estar atento para se tornar num profissional de sucesso:

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1 – Tenha o seu espaço de trabalho
Por mais que o trabalho de freelancer não exija que tenha um escritório próprio, é aconselhável determinar um local para realizar as suas tarefas. Reserve um espaço onde possa deixar todas as suas coisas organizadas, para facilitar o seu dia-a-dia profissional. Além disso, é importante que pense num espaço específico para possíveis reuniões com os clientes.

2 – O segredo está na diferenciação
Para que os clientes procurem os seus serviços, deve ter marcas pessoais, algo que seja considerado diferenciador. Ao conseguir estabelecer uma característica própria, aumentam as hipóteses do seu trabalho vir a ser indicado para outras oportunidades e de aumentar a sua rede de clientes.

3 – Atualize-se constantemente
Estar a par de todas as novidades na sua área é essencial para conseguir trabalhos importantes como freelancer. Aproveite os momentos em que não está com muitos projetos para ficar a conhecer mais sobre novas ferramentas, ou até mesmo realizar cursos. O importante é saber sempre o que está a acontecer.

4 – Seja organizado
Por não ter horários de trabalho específicos, nem um chefe a quem reportar, é importante que se organize bastante. Estabeleça que atividades devem ser feitas em cada um dos dias e também quais os prazos para a entrega de todos os conteúdos ou serviços. Tenha ainda atenção para não se perder durante os seus horários, tendo controlo sobre o seu tempo.

5 – Esteja conectado
Esforce-se para estar sempre presente sempre que os seus clientes precisem de si. Para isso, tenha contas em redes sociais, Skype e um número de telefone para que possa ser sempre encontrado. É importante que haja uma gama diversificada de possibilidades para que o cliente consiga contactá-lo sempre que precisar, além de que esta panóplia de contactos também aumenta a confiança no seu trabalho.



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