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Como reparar uma má primeira impressão

      
Fonte: Shutterstock
Certamente já ouviu a dizer que “a primeira impressão é a que fica”, não é verdade? Então, reconhece que o modo como trata uma pessoa durante o primeiro encontro pode ser determinante no que diz respeito ao futuro da vossa relação, seja ela estritamente profissional ou pessoal.

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Mas se, por exemplo, cometer alguns deslizes numa entrevista de emprego e sentir que causou uma má impressão em quem o entrevistou, será que isso significa que está tudo perdido? Não! Saiba que existem meios para reverter essa situação. De seguida deixamos algumas dicas que podem ajudá-lo a mostrar ao técnico de recrutamento de que forma é que a máxima acima citada está errada:

1 – Identifique o motivo pelo qual causou uma má sensação

Perante uma pessoa que acabou de conhecer, é normal que fique nervoso e que tome algumas atitudes pouco usuais da sua parte. Caso o motivo para ter agido dessa forma tenha sido a sua vontade de impressionar alguém, seja honesto e assuma que apenas queria causar-lhe uma boa impressão. Este passo é importante porque normalmente se torna percetível para as outras pessoas que há algo estranho quando tenta agir de outro modo, ainda que não se conheçam. Por isso, no próximo encontro, seja você mesmo.

2 – Converse

Restabelecer um diálogo é essencial nesta situação, até para que tenha a real dimensão da má impressão que causou. Geralmente as pessoas imaginam que fizeram coisas bem piores do que efetivamente acabou por acontecer. Por outras palavras, contacte a pessoa em questão e fale-lhe sobre a sua impressão sobre o ocorrido, pedindo-lhe a opinião. Ouvindo o que tem a dizer terá melhor noção de como se poderá redimir, ou então perceberá que estava apenas a imaginar coisas.

3 – Tenha o timing certo

Durante a segunda reunião, tenha especial atenção ao modo como a pessoa está a falar. Quando perceber que ela lhe deu a deixa para retomar novamente o assunto, faça-o. Caso contrário, espere que o tópico deste encontro se resolva e retome depois o incidente para pedir desculpas.

4 – Peça desculpas

É importante admitir o erro porque muitas vezes ofendemos o outro sem nos apercebermos, e muitas vezes apenas por causa de uma palavra mal escolhida. Contudo, não insista na questão. Se a pessoa aceitou as suas desculpas, siga em frente. Relembrá-la constantemente de um incidente será um incómodo para a outra pessoa, afinal ela recordará a ofensa e ainda por cima vai sentir-se na obrigação de o tranquilizar.

5 – Seja persistente

Recuperar-se de uma situação constrangedora não acontece de um dia para o outro. Na verdade, para causar uma boa impressão após um incidente que ocorreu durante o primeiro contacto é necessário paciência e acompanhar o progresso gradual encontro após encontro. Além disso, ter um comportamento coerente com a vossa relação é fundamental. Se, pelo contrário, agir cada dia de uma maneira diferente para reconquistar a confiança da pessoa, estará a insistir no 1º erro aqui apresentado, ou seja, estará a fingir ser outra pessoa. Por isso, aja naturalmente.



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