Notícias

Estes são os protagonistas da 4ª Revolução Industrial

      
Estes são os protagonistas da 4ª Revolução Industrial
Estes são os protagonistas da 4ª Revolução Industrial  |  Fonte: Shutterstock

Mark Zuckerberg (fundador do Facebook); Joe Gebbia, Brian Chesky e Nathan Blecharczyk (fundadores da Airbnb); Lucas Lambertini, Toni Paignant e Mael Leclair (fundadores da StarOfService); Frédéric Mazzella (um dos fundadores da Bla Bla Car) ou Garrett Camp (um dos fundadores da Uber) têm em comum a geração a que pertencem. 


De facto, segundo a StarOfService Portugal, esta nova gerção atualmente com 20/30 anos todos os dias está a inovar e a derrubar barreiras, procurando impactar a sociedade com inputs positivos, ao mesmo tempo que ajuda a gerar um modelo económico de sucesso demonstrado.
Mas o que é que torna possível todo este sucesso? Para Jared Kleinert, fundador da Synergist, esta geração tem três coisas em comum, e todas elas acessíveis a qualquer um de nós.

Acima de tudo, esta nova geração aposta:

1. Num mundo hiperconectado.
2. Numa mentalidade empresarial.
3. Numa colaboração em grande escala para progredir rapidamente.

O acesso e a transmissão de informação através de ligações à escala global gerada por esta geração de jovens empresários, é uma ferramenta poderosa nos dias de hoje. Esta ferramenta surge da perceção que esta geração teve das necessidades específicas da sociedade atual e da necessidade de resolver problemas específicos de modo quase imediato.


Recordemos que estes jovens, aos quais chamados millennials (nascidos entre 1981 e 1995) nasceram e cresceram num contexto único. A internet e o mundo digital quase que fazem parte do seu ADN, a maior parte não consegue veradeiramente conceber um mundo sem internet, sem serviços e produtos on demand e sem acesso a serviços de modo imediato e especificamente direccionados para o que precisam, simplesmente porque nunca o conheceu assim. E se esta geração encontra uma lacuna o seu ímpeto mais imediato é procurar solucioná-la e aprender mais sobre o melhor modo de a resolver.

Estes jovens empresários são os pais de toda uma hiperconectividade que adveio da revolução digital e que favorece relações de colaboração que facilitam a resolução de problemas de uma forma muito mais rápida e imediata do que se os tentássemos nós mesmos resolver sozinhos. Saber colaborar, cooperar ou trabalhar em equipa sempre foram fatores apontados como estratégia de sucesso, contudo, a geração dos millennials levou mais longe todos esses conceitos. A substituição da competição pela colaboração, disponibilizando, a todos, ferramentas de acesso, é a chave para um sistema económico em que todos ganhamos.

Uma mentalidade aberta de liderança inclusiva e a disponibilidade para uma constante aprendizagem e actualização são as principais características que tornam possível que o não ter vários anos de experiência no currículo se torne num impedimento ou limitação ao sucesso no mundo dos negócios.
A geração dos millennials é, sem dúvida, uma geração criativa, intuitiva, empreendedora e, ao mesmo tempo, sensível aos problemas e desafios da sociedade.

É uma geração capaz de criar soluções de sucesso, fazendo com que todos participem na resolução do problema. É uma geração que, guiada por três simples questões, conseguir mudar o mundo: que problema precisa resolver? quem o poderá ajudar? quando está a planear começar?

Quer saber mais?
Veja todas as notícias


Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.