Notícias

Como escrever um bom e-mail corporativo

      
Como escrever um bom e-mail corporativo
Como escrever um bom e-mail corporativo  |  Fonte: Shutterstock

A comunicação é parte essencial da vida profissional e precisa de ser encarada com bastante seriedade. No caso do envio de e-mails, por exemplo, muitos profissionais acabam por meter os pés pelas mãos ao exagerarem na quantidade de mensagens enviadas, ou por escreverem textos pouco apropriados ao ambiente corporativo.

Além disso, um estudo internacional revelou que cerca de 25 por cento do dia útil de um profissional é passado a responder e a redigir e-mails, reforçando a importância deste tipo de comunicação. Por isso, conheça 4 dicas para escrever um e-mail corporativo e não ficar mal visto perante os gestores e os colegas de escritório.

1 – Evite saudações muito informais
“Olá!” e “Tudo ok?”, por exemplo, são demasiado informais para o ambiente corporativo. Quando enviar um e-mail a alguém que não conhece, e caso esteja na dúvida entre o tipo de linguagem a usar, aposte em termos mais formais, assim não haverá lugar a equívocos ou situações incómodas com o destinatário.

2 – Não faça piadas inapropriadas
É muito fácil fazer uma piada ou frase engraçada e estas serem mal interpretadas num e-mail, já que quem recebe a mensagem não consegue identificar o tom usado pelo remetente. Por isso, tente evitar esse tipo de comentários, a não ser que o destinatário seja um amigo ou colega mais íntimo.

3 – Erros de ortografia e de gramática
Tente dedicar 30 segundos extra para passar os olhos pelo e-mail uma segunda vez antes de o enviar. Os seus erros de português, por mais pequenos que sejam, serão notados por algum colega mais atento, o que poderá gerar algum equívoco ou desconforto.

4 – Preste muita atenção
Sem dúvida que os acidentes acontecem, mas enviar mensagens incompletas ou para o destinatário errado são alguns erros que devem ser evitados ao máximo. Para evitar que isso lhe aconteça, coloque os endereços de e-mail dos colegas só após ter escrito e feito uma segunda leitura à mensagem.

Quer saber mais?
Veja todas as notícias


Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.