Notícias

5 razões para criares a tua marca pessoal

      
Na época da Internet e das redes sociais, a marca pessoal ganha ainda mais importância
Na época da Internet e das redes sociais, a marca pessoal ganha ainda mais importância
  • Uma imagem positiva potencia as possibilidades de contratação
  • Aprende a comunicar competências e diferencia-te da concorrência
  • Cria o teu próprio discurso e aumenta a tua visibilidade

Os processos de seleção de candidatos para uma vaga de emprego por parte das empresas estão em evolução constante e os currículos em papel perderam terreno na hora de procurar trabalho a favor do que hoje em dia se conhece por marca pessoal.

Numa época em que as redes sociais mudaram o modo como comunicamos e em que os empregadores procuram conhecer-te através do que publicas no Facebook, Instagram ou Youtube a marca pessoal ganha ainda mais importância. É uma forma de te apresentares às empresas e diz muitas coisas sobre ti sem que tenhas necessidade de usar as palavras.

O que é afinal a marca pessoal?

É uma imagem única que deves conseguir criar de modo a que seja possível sobressair num mercado de trabalho competitivo. Identificar os teus pontos fortes e potenciar as tuas caraterísticas é por vezes mais importante do que um curriculum profissional muito detalhado. A criação de uma marca pessoal pode ter muito impacto se for criada com autenticidade e consistência.

Primeiros passos para criar uma marca pessoal

Para começar a criar uma marca pessoal deves pensar no nome profissional pelo qual queres ser conhecido. De modo a conseguires evoluir é fundamental que estejas sempre em autoavaliação, trabalhando para que aquilo que transmites esteja de acordo com o que os outros absorvem de ti. Para definires a tua marca pessoal pensa numa palavra que possa sintetizar os teus pontos fortes na perfeição.

A ideia é ser capaz de deixar uma recordação positiva nos outros para que te reconheçam como mais competente em relação aos que se movem na mesma área. Anota as dez principais razões para que possas criar a tua marca pessoal

1. Visibilidade e Reputação

Se trabalhares de forma forte a tua marca pessoal, podes inclusivamente transformar-te num trabalhador destacado no setor em que atuas. Em certas ocasiões não basta ser o melhor, é preciso também saberes como te podes vender e mostrar as tuas competências.

Estás à procura de emprego?

Encontra as tuas oportunidades

2. Ser melhor do que a concorrência

Diferencia-te da concorrência e ganha terreno no mundo profissional, investiga o que fazem os profissionais da tua área e como o fazem, traçando uma estratégia forte. Um profissional com uma marca pessoal sólida converte-se na primeira opção na hora de escolher os candidatos.

3. Ter um discurso próprio e progredir na carreira

Desenvolve um discurso próprio, se há algo que vai permitir desenvolver a tua marca pessoal, e em consequência a tua carreira, é a possibilidade de contares a tua história e criar um discurso próprio em relação à tua pessoa.

4. Melhores remunerações

Para reforçar a tua marca pessoal podes optar por cursos que te permitam destacar como um trabalhador melhor formado e apto para áreas mais especializadas. Se conseguires um maior destaque e mais competências, tens também toda a possibilidade de ter empregos com melhores remunerações.

5. Ter carisma vai ajudar-te ao nível pessoal e profissional

Trabalhar o carisma e o estilo, saber como falar e vestir em várias ocasiões são segredos para fazer diferença. Quanto ao carisma pode ajudar ser fores capaz de ser uma pessoa extrovertida e educada. Pratica a diplomacia, sendo moderado e elegante.

Adapta a tua imagem ao que és e ao que pretendes parecer, utilizando os códigos certos na esfera pessoal e profissional. E nunca te esqueças: o mais importante é que te sintas confortável na tua pele.



Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.