Notícias

Quais são os passos para realizar um bom trabalho em equipa?

      
Partilhar em benefício do grupo são ideias fundamentais para que tudo encaixe no trabalho de equipa
Partilhar em benefício do grupo são ideias fundamentais para que tudo encaixe no trabalho de equipa
  • As atitudes variam de pessoa para pessoa e nem sempre é fácil chegar a consensos nas equipas.
  • Ter um líder carismático é essencial para os bons resultados no trabalho de equipa.
  • Ser flexível e saber integrar-se nos grupos são caraterísticas valorizadas no mercado de trabalho.

Ser capaz de trabalhar em equipa é um dos requisitos mais procurados num mercado cada vez mais exigente. Nem sempre é fácil alinhar interesses, competências e habilidades.

Alguns profissionais têm tendência para tentar sobressair e pensar individualmente, em vez de se esforçarem para o benefício do grupo. Uma situação que poderá levar a conflitos o que prejudicará quer os trabalhos de grupo académicos quer as equipas de profissionais nas empresas.

Procuras emprego?

Encontra oportunidades

É importante que encontres o ponto de equilíbrio e possas ser uma pessoa flexível, uma caraterística muito valorizada no mercado de trabalho

Quando fazemos parte de uma equipa, nem sempre temos a oportunidade de trabalhar com quem gostaríamos ou até com os nossos amigos. Por isso, é importante aprender a lidar com todos colegas. Anota 5 ideias chave que podem ajudar ao sucesso dos trabalhos de equipa:

1) Confiança

Talvez não conheças todos os elementos da tua equipa, mas a confiança é importante. Constrói um ambiente no qual todos possam reconhecer as habilidades um dos outros. Delimitar as funções de cada um é essencial.

2) Objetivo

Todos devem saber claramente que têm um objetivo em comum, para apresentarem um bom trabalho de grupo. Desta forma, todos estarão a trabalhar com a mesma motivação, o que permite que cada um explore as suas capacidades.

3) Liderança

As equipas precisam de um líder que inspire todos os elementos do grupo. Há sempre uma pessoa que se destaca pela responsabilidade e capacidade de tomar decisões. O líder sente-se confortável com a equipa, sabe como orientar e até motivar cada um.

4) Saber Ouvir

É provável que nem todos estejam de acordo com algumas ideias, por isso é necessário aprender a ouvir os diferentes pontos de vista. Depois de cada um  dos elementos do grupo ser ouvido, deverá ser tomada a melhor decisão para o benefício da equipa.

5) Comunicação

É o elemento principal para todas as atividades. A boa comunicação ajuda a gerar mais confiança e apoio entre os membros. As equipas de sucesso possuem canais de comunicação adequados, conseguindo atingir excelentes resultados.  

Se aprendermos a realizar trabalhos e projetos em grupo, ganharemos mais benefícios para a vida pessoal, académica e profissional.



Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.