Notícias

LinkedIn 2018: dicas para destacar o perfil este ano

      
Peça recomendações a colegas de trabalhos para valorizar o perfil no LinkedIn
Peça recomendações a colegas de trabalhos para valorizar o perfil no LinkedIn
  • A sua conta no LinkedIn é uma das melhores ferramentas virtuais para exibir o seu perfil profissional às empresas.
  • Use o seu perfil no LinkedIn como marca pessoal para a procura de emprego.
  • Cuide de todos os detalhes para projetar uma imagem de si que melhor se adapta ao trabalho que está a procurar.

Numa época onde tudo é digital, a procura e inscrição em ofertas de trabalho é um processo que se preenche principalmente online. Se está a procurar emprego de forma individual ou através de agências de recrutamento, ter um currículo on-line atualizado no seu perfil do LinkedIn é vital para o progresso da sua carreira profissional. Esta plataforma é cada vez mais usada por empresas para a procura de novos potenciais candidatos e a publicação das suas ofertas de emprego.

Procura um novo emprego?

Encontre na Universia

Não tem a certeza do que incluir no LinkedIn? Aqui estão algumas dicas fornecidas pelo Kaplan International English para que o seu perfil esteja perfeitamente atualizado.

1 - Incluir uma foto

Embora seja tentador, não incluir uma imagem no LinkedIn irá estragar o seu perfil e pode parecer impessoal e artificial. Publicar uma fotografia sóbria em que possa mostrar o rosto de uma maneira franca vai imprimir um caráter mais profissional. As pessoas lembram-se melhor de rostos do que de nomes, por isso adicionar uma imagem ao seu perfil irá ajudá-lo a tornar-se mais memorável.

É importante que a foto que publique o represente da melhor forma possível. Isto significa que não deve ser uma selfie, uma foto com amigos, com pais ou com o animal de estimação.

2 - Escolher um título cativante

A maioria das pessoas usa o trabalho atual como título. Embora isso não seja necessariamente errado, o título deve ser uma mensagem pessoal para os empregadores e recrutadores. Encontram-se disponíveis 120 caracteres para se descrever e mostrar os pontos fortes. Por isso é importante usar palavras convincentes para aumentar o seu ranking nas buscas de candidatos no LinkedIn 2018.

3 – Apostar numa apresentação detalhada

Depois do título, a apresentação é a oportunidade de realmente se vender a potenciais empresas e mostrar ao mundo o que o torna único. Pode incluir até 2.000 carateres, por isso não deve ser preguiçoso e limitar-se a escrever um parágrafo breve. Aqui estão algumas dicas sobre o que pode incluir:

  • Experiência profissional anterior.
  • Paixões e inspirações.
  • As suas habilidades e porque seria o candidato certo para o emprego desejado.
  • Os seus sucessos profissionais.

4 - Criar uma URL pessoal

Uma ótima maneira de destacar o seu perfil do LinkedIn é configurar uma URL personalizada. Quando se inscreve no LinkedIn, é-lhe atribuída automaticamente uma URL que contém uma combinação de números e letras. Em vez de usar esta URL básica, pode editar a URL para incluir o seu nome.

Desta forma, quando uma empresa (ou qualquer pessoa) pesquisa no Google o seu nome, o perfil do LinkedIn vai aparecer melhor posicionado nos resultados no Google, tornando o seu perfil mais visível para as empresas e agências de emprego.

5 - Cuidar das recomendações

Uma das partes mais importantes de um perfil do LinkedIn é ser rico em recomendações dos colegas de trabalho e anteriores empresas. A melhor maneira de obter recomendações é pedi-las, por isso, se tem trabalhado em estreita colaboração com alguém em particular, proponha uma troca de recomendações.

Escolha uma habilidade em particular que gostaria de destacar em cada recomendação e peça-lhes para realçá-la tão detalhadamente quanto possível. Tente concentrar-se numa habilidade diferente em cada recomendação para que possa demonstrar o seu variado conjunto de competências.

Se se sente desconfortável a pedir recomendações aos seus colegas, tente escrever recomendações para eles sem que lhas peçam. É provável que eles retornem o favor por cortesia.

6 - Construir uma forte rede de contactos

Tal como as recomendações, outro aspeto importante do LinkedIn é construir uma forte rede de contactos. O LinkedIn é uma plataforma de redes sociais e vai mostrar-lhe automaticamente contactos potenciais.

Também pode usar a função de pesquisa para procurar contactos manualmente. Depois de selecionar com cuidado com quem gostaria de estar ligado, o iirá sugerir pessoas semelhantes, de acordo com as que escolheu.

Evite enviar a solicitação de contacto genérica e em vez disso dedique algum tempo a escrever mensagens pessoais e personalizadas para cada pessoa que expliquem porque as valorizou como contacto.



Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.